São Paulo, sábado, 19 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fuga no Rio deixa 1 morto e 3 feridos

FERNANDA DA ESCÓSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

Um preso morreu e três ficaram feridos durante uma fuga do presídio Esmeraldino Bandeira, em Bangu (zona oeste do Rio).
Os presos foram baleados por policiais do 14º BPM (Batalhão de Polícia Militar), de Bangu, chamados para fazer buscas no local.
A fuga aconteceu no início da tarde, quando os detentos tomavam sol no pátio.
Um grupo de sete homens driblou a segurança, chegou até a portaria principal e rendeu os agentes penitenciários com uma faca e um revólver de brinquedo.
Os presos se embrenharam no matagal em frente ao presídio. Os policiais do 14º BPM, vizinho ao presídio, foram chamados para realizar as buscas.
Além dos três presos feridos e do que foi morto, dois foram recapturados. Um continua foragido.
A assessoria de imprensa do Desipe (Departamento de Sistema Penitenciário) informou que os agentes penitenciários não tinham condições de deter a fuga porque trabalham desarmados.
Faca
A direção do presídio abriu sindicância para investigar como a faca foi obtida pelos detentos. Agentes penitenciários faziam uma nova contagem no final da tarde de ontem para verificar se mais algum preso havia fugido.
O detento morto foi identificado como João Batista da Cunha. Os feridos foram levados para o hospital Albert Schweitzer, em Realengo (zona oeste). São eles Wanderley de Andrade França, baleado no pescoço, André de Oliveira Gomes, atingido no abdômen, e Sebastião Rodrigues de Oliveira, ferido na perna.
O presídio Esmeraldino Bandeira faz parte do complexo penitenciário de Bangu, mas não é, como seus vizinhos Bangu 1 e 2, um presídio de segurança máxima. Abriga mil detentos, e sua capacidade máxima é de 1.400.
Brigas e mortes
As duas últimas semanas foram marcadas por brigas entre os detentos pertencentes a grupos criminosos rivais.
Sete presos foram encontrados mortos nas celas, enforcados ou baleados, em presídios do Rio.
Na segunda-feira, o presidente Fernando Henrique Cardoso inaugura mais um presídio de segurança máxima, o de Bangu 3. A nova cadeia terá capacidade para 896 detentos.

Texto Anterior: PM é suspeito de assassinar comerciante
Próximo Texto: Mulher é indiciada por vender filha
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.