São Paulo, segunda-feira, 21 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Unesco e USP vão promover conferência sobre tolerância

Chefe da entidade diz que Brasil precisa de muitos avanços

DA REPORTAGEM LOCAL

O chefe da Unidade de Tolerância e Paz da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), Serguei Lazarev, disse que muita coisa ainda precisa ser feita no Brasil para que o país atinja um nível mais alto no respeito aos direitos humanos.
Lazarev fez o comentário durante a palestra "Tolerância e Paz - Um Esforço Mundial", promovida pela Folha no dia 19 de junho. Ele analisava o episódio da favela Naval, em Diadema (ABCD), onde PMs foram flagradas matando uma pessoa e torturando outras.
Durante sua estada no Brasil, Lazarev divulgou a "Declaração de Princípios sobre a Tolerância", um trabalho da entidade para assegurar o respeito aos direitos humanos como forma de conseguir a paz entre os povos. "A tolerância acaba com a violência."
Além de divulgar a declaração -aprovada pela Conferência Geral da Unesco em novembro de 1995, em Paris, durante a 28ª reunião da organização-, Lazarev afirmou que procurou encontrar parceiros para tornar o trabalho mais conhecido no Brasil.
"A Unesco pode tentar mudar o comportamento das pessoas e os seus sistemas de valores para substituir a cultura da guerra pela da paz. As mudanças comportamentais são muito longas e difíceis", disse Lazarev durante a palestra.
Em novembro, a Unesco vai promover, junto com a Universidade de São Paulo, a conferência "Ciência, Cientistas e a Tolerância". O evento deve servir de impulso para projetos pró-tolerância. Segundo Lazarev, será publicado, em língua portuguesa, um guia de ensino sobre o assunto.
Um volume será para estudantes de primeiro grau, outro para estudantes de segundo grau e o terceiro, para professores. "Essas atividades visam à redução da ignorância, que é o maior fonte para a intolerância", disse Lazarev. "A intolerância está crescendo em todo lugar e está matando em grande escala."

Texto Anterior: Folha debate parceria
Próximo Texto: Tentativa de fuga deixa 2 presos feridos; Acidente no Rio fere 3 pessoas e mata 1
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.