São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Militares da reserva querem representação única com PMs

FLÁVIO ARANTES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Num momento em que PMs e Exército se enfrentam nas ruas, militares da reserva se movimentam para tentar atrair lideranças da reserva das polícias militares para uma representação conjunta das duas forças. Atualmente, militares e policiais militares se agrupam em associações distintas.
Segundo o coronel reformado do Exército e presidente da Asmir (Associação dos Militares da Reserva) do Paraná, Roberto Monteiro de Oliveira, há cerca de dois meses foi extinta a Famir (Federação das Associações dos Militares da Reserva) e criada a Confamil (Confederação das Associações da Família Militar).
"É para que as associações de policiais militares também possam participar", afirmou. Abaixo da Confamil, serão criadas as federações estaduais. O coronel disse que há disposição em dividir "meio a meio" os cargos da federação com representantes da PM.
O militar afirma, no entanto, que a união não será fácil. Para Oliveira, com exceção dos baixos salários, os interesses são diferentes. O coronel diz que o movimento dos militares tem uma postura mais moderada. "Eu vou conversar com todos. Pode ser que não dê em nada. No momento, não sei nem avaliar. Mas é uma diretriz."
No último sábado, militares da reserva se reuniram em Curitiba com o deputado Jair Bolsonaro (PPB-RJ). Segundo Bolsonaro, um representante da associação de cabos e soldados do Estado foi convidado para o encontro.
Segundo o deputado, há uma insatisfação generalizada entre os militares em estar nas ruas garantindo a integridade de governadores e prédios públicos.

Texto Anterior: Segurança é tema de debate
Próximo Texto: Programa vai qualificar PMs
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.