São Paulo, terça-feira, 22 de julho de 1997
Próximo Texto | Índice

Brasileiro-97 consagra time enxuto

Líderes não mexem na equipe

DA REPORTAGEM LOCAL

O Brasileiro-97 chegou à sua quinta rodada e já está marcado pela formação e desmanche de times durante a competição. Mas os times que menos mexeram estão levando vantagem.
Entre os cinco líderes, a média de jogadores utilizados é de 18,8. Já, entre os cinco últimos, essa média sobe para 20,4 atletas já escalados.
Nos extremos opostos estão o Corinthians e o Grêmio. O time dirigido por Nelsinho Batista aproveitou 13 jogadores, enquanto o atual campeão brasileiro empregou em campo justo o dobro.
Mesmo contestado por sua torcida, a equipe do Corinthians ocupa a sétima posição, junto a Guarani e São Paulo, com 8 pontos.
O Corinthians manteve a formação do último Paulista, com algumas baixas por transferência (Marcelinho e Túlio) ou empréstimo (André Santos) e apenas um reforço (Agnaldo).
Por sua vez, o Grêmio trouxe vários jogadores (entre eles, Sérgio Manoel, ex-Santos) e só conquistou três pontos.
O Botafogo, campeão do Rio, estava empatado com o Corinthians, campeão paulista, como econômico em atletas, mas, no fim-de-semana, promoveu duas estréias (Pinga e Marcelo Augusto).
Os times que tiveram mais debutes no final de semana foram o Inter-RS (vice-líder do Brasileiro) e Vasco (lanterninha), com três novatos cada um.
Várias razões levam a esse troca-troca de jogadores. Uma delas é que o Brasileiro começou mais cedo do que o normal, coincidindo com a temporada de contratações na Europa e no país.
Como reflexo disso, cinco times já utilizaram cada um 21 jogadores, ou seja, quase dois times completos (22). São eles: Inter-RS, Atlético-PR, Coritiba, Fluminense e União São João.
Deles, só Inter-RS e Atlético-PR estão fazendo boas campanhas. O Coritiba está no pelotão intermediário da tabela de classificação. Já o Fluminense e União São João estão nas últimas colocações.
O time carioca foi também o primeiro a trocar de técnico -Hugo De León por Carbone.

Próximo Texto: Goleiros levam vários 'frangos'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.