São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HC realiza o primeiro transplante de rim e pâncreas

LUCIA MARTINS
DA REPORTAGEM LOCAL

O Hospital das Clínicas (região central de São Paulo) realizou o primeiro transplante duplo de rim e pâncreas. No Brasil, a cirurgia só tinha sido feita antes na Beneficência Portuguesa, em São Paulo, e na Santa Casa de Porto Alegre.
Há 20 dias, a dona-de-casa Ivete Pereira de Souza, 35, recebeu os dois novos órgãos. Ela sofria de insuficiência renal causada por uma diabetes juvenil, que deixa o paciente dependente de insulina.
Há 20 anos em tratamento no HC por causa da diabetes, Ivete está, segundo os médicos, totalmente livre da diabetes e dos problemas renais. Ela está internada no hospital e passa bem. Deve ter alta hoje ou amanhã.
"Até agora a cirurgia não era feita porque não havia drogas imunossupressoras (que reduzem os riscos de rejeição dos novos órgãos) tão boas", afirma William Nahas, chefe da equipe de cirurgia de transplantes de rim do Hospital das Clínicas.
Segundo Nahas, há, no HC, quatro doentes prontos para fazer esse tipo de transplante e 20 outros pacientes sendo investigados. "Mas com certeza essa lista deve aumentar agora", afirma.
Nahas afirma que os riscos de um transplante duplo são os mesmos de qualquer outra cirurgia. "Sempre há possibilidades de rejeição, mas Ivete está passando bem."

Texto Anterior: Nasce 1º bebê gerado a partir do uso de hormônios sintéticos
Próximo Texto: USP e Lilly têm parceria para fazer controle de qualidade
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.