São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cade deverá condenar hoje associação da Antarctica

Acordo com a Anheuser-Bush será desfeito em dois anos

DENISE CHRISPIM MARIN
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) deverá condenar hoje a associação entre as cervejarias Antarctica e a norte-americana Anheuser-Bush -líder no mercado mundial e fabricante da marca Budweiser.
A associação deverá ser desfeita dentro de dois anos, como sugeriu a conselheira Lucia Helena Salgado e Silva em seu relatório, apresentado no último dia 18 de junho.
Ela convenceu quatro dos seis colegas que a associação trará danos à concorrência nesse segmento. "Minha expectativa é que o conselho mantenha a posição anterior", afirmou o presidente do Cade, Gesner Oliveira. Apesar de saber que não tem chances, ele deverá apresentar hoje seu voto e firmar mais uma vez sua oposição à dissolução da aliança.
"Não tenho a pretensão de mudar os votos de meus companheiros do conselho, mas devo ser coerente com as minhas manifestações anteriores", completou.
Brahma
A decisão da maioria dos conselheiros foi a mesma em relação à aliança entre a Brahma e a também norte-americana Miller -terceira no mercado mundial-, julgada em 11 de junho.
A expectativa dessas empresas era de que um julgamento favorável no caso da associação entre a Antarctica e a Anheuser-Bush pudesse provocar a revisão da decisão que as afetou.
O voto de Oliveira é o único que falta nesse julgamento, que passou por cinco suspensões desde o dia 11 de junho. Dessa vez, o presidente do Cade espera ver o caso concluído, sem novos adiamentos.
Xenofobia
Durante a sessão, ele deverá expor julgamentos de agências oficiais de direito antitruste do México, Canadá e países europeus sobre casos similares aos das associações entre as cervejarias.
"O mais importante é o debate aprofundado sobre o assunto", afirmou Oliveira.
Ele chegou a declarar que percebia "sinais de xenofobia" (no caso, aversão a investimentos estrangeiros) na posição dos colegas.

Texto Anterior: A crise alagoana
Próximo Texto: Motta define cronograma de privatização das teles
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.