São Paulo, quarta-feira, 23 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Penhasco lança primeiro disco solo

BRUNA MONTEIRO DE BARROS
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O guitarrista e compositor Tonho Penhasco, que já tocou ao lado de Tom Zé, Arrigo Barnabé, Itamar Assumpção e outros nomes da música brasileira, lança hoje seu primeiro trabalho solo, "Traquitana".
Acompanhado por Tânia Murakami (teclados e voz), André Bedurê (baixo e voz) e Paulo Barizon (bateria), Penhasco mostra as 14 músicas do disco. De sua autoria são 12, sendo duas instrumentais.
As outras quatro são releituras de "Arranha Céu' , de Silvio Caldas e Orestes Barbosa, "Umbabaraúma - Ponta de Lança Africano", de Jorge Ben Jor, "Navalha na Liga", de Itamar Assumpção e Alice Ruiz, e "Mentira", de Roberto Sampaio.
Quebra-galho
Traquitana, segundo o "Dicionário Aurélio", é calhambeque, carro mais ou menos desconjuntado. Mas, segundo o compositor, significa "gambiarra" ou "quebra-galho". São peças, construídas no improviso -em geral, curiosas-, feitas para dar jeito em alguma coisa.
Uma exposição de "traquitanas", construídas pelo compositor, estará acontecendo simultaneamente ao lançamento do CD.
Serão apresentados, por exemplo, um instrumento que permite ao cavaleiro beber água do rio sem descer do cavalo e um braço de guitarra -ideal para estudos no trânsito.

Show: Tonho Penhasco
Quando: hoje, às 20h
Onde: museu Lasar Segall (r. Berta, 111, Vila Mariana, tel. 574-7322)
Quanto: entrada franca

Texto Anterior: Tupelo volta em grande relançamento; Son Volt vai ao folk com CD limitado
Próximo Texto: Dupla traz astro country
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.