São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mercosul defende criação de grupos

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Mercosul deverá tumultuar as reuniões da Alca (Área de Livre Comércio das Américas) que ocorrem no final do mês, na Costa Rica, ao defender a criação de grupos de trabalho sobre os setores agrícola, têxtil e confecções.
Os temas são considerados pelo bloco -mais Chile e e Bolívia- prioritários na agenda de negociação da Alca. Isso porque são alvos preferenciais das barreiras comerciais adotadas pelos EUA.
Segundo o embaixador José Botafogo Gonçalves, subsecretário de Assuntos de Integração, Econômicos e Comércio Exterior do Itamaraty, o Chile e a Bolívia se dispõem a participar das reuniões preliminares entre os países do Mercosul, no início da próxima semana. Os seis países deverão definir, juntos, as condições que vão impor para cada ponto da negociação da Alca avançar.
O Mercosul vai manter sua posição de não discutir a redução de tarifas antes de o governo norte-americano obter o mandato de negociação de seu Congresso -o chamado "fast track" (via rápida).
Trata-se de outro instrumento de negociação, que permite ao Mercosul manter sua proposta de negociar a redução tarifária apenas depois de 2003.

Texto Anterior: País debate comércio de frango na OMC
Próximo Texto: Exportações cresceram 25%
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.