São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mudança dos continentes ajudou vida, diz estudo

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Um artigo publicado na edição de hoje da revista científica "Science" dá uma explicação nova para um mistério da ciência, o grande aumento das formas de vida há meio bilhão de anos. A causa dessa explosão da evolução biológica teria sido uma mudança de 90 graus na posição dos continentes.
A hipótese foi apresentada por Joseph Kirschvink, do Instituto de Tecnologia da Califórnia, e seus colegas D.A. Evans (do mesmo instituto) e R. L. Ripperdan, do Laboratório Nacional Oak Ridge.
Eles estudaram o magnetismo antigo e acreditam que houve uma migração dos pólos magnéticos e de rotação da Terra durante um período de 30 milhões de anos.
Com a rotação dos continentes houve mudanças nas correntes oceânicas e no clima, fragmentando antigos ecossistemas. Nesses novos nichos teria havido uma aceleração do processo evolutivo.
(RBN)

Texto Anterior: Clones podem gerar proteínas
Próximo Texto: Consertos na Mir custarão US$ 15 mi, dizem russos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.