São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cientistas clonam vírus da hepatite C

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

Cientistas norte-americanos clonaram o vírus causador da hepatite C, segundo estudo publicado na edição de hoje da revista "Science". O trabalho permitirá compreender melhor a doença, que mata cerca de 8.000 pessoas por ano nos Estados Unidos.
A partir dos clones do vírus, os cientistas puderam infectar chimpanzés para testes. Diferentemente de formas de vida mais complexas, os vírus dependem de material genético de outros seres para poderem se reproduzir.
Os cientistas chefiados por Charles Rice, da Escola de Medicina da Universidade Washington (EUA), construíram cópias variadas de trechos do material genético do vírus. Eles construíram milhares de clones até chegar ao vírus infectante.
A hepatite C é uma doença crônica que afeta o fígado e atinge 1% da população mundial. A doença é transmitida pelo contato com sangue. Ela deverá triplicar no prazo de 10 a 20 anos, segundo os Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos. Entre os norte-americanos, ela é mais comum em pessoas que usam drogas por via intravenosa. Existem registros de casos de transmissão por relações sexuais.

Texto Anterior: Pesquisas aperfeiçoam o tratamento do diabetes
Próximo Texto: Parlamento da Albânia elege novo presidente; Granada fere holandês da Otan na Bósnia; Condenada diocese a pagar US$ 120 mi; Arma química pode ter atingido 99 mil no Golfo; Líder da Irlanda do Norte é alvo de bomba; Escócia terá Congresso com amplos poderes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.