São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sereias de Falabella revivem besteirol

POR NELSON DE SÁ
"As Sereias da Zona Sul", com esquetes de Miguel Falabella e Vicente Pereira, interpretados por Rosi Campos e Zezeh Barbosa, é a mais recente homenagem saudosa, carinhosa, a um movimento negligenciado do teatro brasileiro, o besteirol.
Antes vieram "5 x Comédia", "A Macaca", até uma baiana "Bofetada". O besteirol nasceu, chegou ao auge e definhou sem que surgissem esforços de entender a sua relevância. Foi um primeiro ânimo de libertação das exigências formais, dos cânones que sufocaram (mas acabaram ajudando a diversificar) o teatro nas décadas anteriores.
O besteirol, na entrada dos anos 80, voltava mais de meio século até o teatro popular da praça Tiradentes, no mesmo Rio de Janeiro do besteirol (e um movimento igualmente renegado). Um teatro outra vez franco, até ingênuo, apesar do sarcasmo e do esforço de crítica social e política. Também um teatro irregular, para dizer o menos. É o que se assiste na remontagem de "As Sereias da Zona Sul", com três esquetes da primeira versão, dez anos atrás, e um inédito.
O primeiro quadro da apresentação, "A Sauna", é a prova do vigor do gênero. Duas "socialites" preconceituosas, hipócritas, destilam infâmias enquanto fazem sauna; terminam "torradas". Os demais esquetes, inclusive o inédito, situam-se bem aquém. São algo datados, e circunscritos talvez, no passado, ao histrionismo dos atores.
** SEREIAS DA ZONA SUL Textos: Vicente Pereira e Miguel Falabella. Direção: Miguel Falabella. Com: Rosi Campos e Zezeh Barbosa. Hilton (av. Ipiranga, 165, região central, tel. 259-6508). 360 lugares. Qui. a sáb.: 21h. Dom.: 19h. Em cartaz por tempo indeterminado. 70 min. 12 anos. Ingr.: R$ 20 (qui., sex. e dom.) e R$ 25 (sáb.). Estac. grátis (r. Epitácio Pessoa, 75).

Texto Anterior: Dores no Dolores
Próximo Texto: CONCERTOS; SHOWS; TELEFONES:; EXPOSIÇÕES; TEATRO INFANTIL
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.