São Paulo, sexta-feira, 25 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Cegonha' fala de sexo com didatismo

MÔNICA RODRIGUES COSTA

O mito de que a cegonha traz os bebês do céu ainda funciona, mas de uma outra forma. "Cegonha, Avião... Mentira, Não!" volta ao palco.
A peça tem o objetivo didático de explicar reprodução e sexualidade para uma faixa etária entre 3 e 8 anos. Foi vista por crianças de inúmeras escolas em São Paulo, mas pode ser considerada um programa de entretenimento para pais e filhos.
"Cegonha, Avião..." participou da formação de uma geração de crianças, pois foi montada no início dos anos 80.
O texto é do educador francês Yves Vendrenne e a direção, de Joaquim Goulart. José Miguel Wisnik assina a trilha sonora, e o figurino é de Niura Bellavinha. O espetáculo aproveita o mito da cegonha para poetizar a realidade, ou seja, transforma o real em fantasia quando põe em primeiro plano a dimensão afetiva do sexo. O enredo é um faz-de-conta infantil. Um casal de crianças finge ser pai e mãe e tem alguns bebês. Os dois atores da montagem (Jeanne de Castro e Ronaldo Vianna) mostram as experiências da relação sexual, da gravidez e do parto. Desdobram-se, atrás de bonecos, nos papéis de avós.
Uma cegonha de cerca de dois metros de altura (manipulada por Eduardo Costa e com a voz de Rosi Campos) serve de apoio à narrativa. Os personagens brincam de fazer uma outra cegonha, recortando e montando papel, e assim a figura da ave se multiplica no palco.
Vendo a peça, a criança aprende que sexo se faz com carinho, beijo, amamentação. Bom contraponto para as revistas no estilo da "Playboy" e para os filmes infames da TV, que a meninada gosta de ver escondida (ou não?) dos adultos.

*** CEGONHA, AVIÃO... MENTIRA, NÃO! Texto: Yves Vendrenne. Direção: Joaquim Goulart. Com: Jeanne de Castro, Ronaldo Vianna e Eduardo Costa. João Caetano (r. Borges Lagoa, 650, Vila Clementino, região sudoeste, tel. 573-3774). 512 lugares. Sáb. e dom.: 16h. Até 14/09. Ingr.: R$ 6.

Texto Anterior: Um mergulho no imaginário sertanejo
Próximo Texto: Criançada têm semana musical
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.