São Paulo, sábado, 26 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo clone de ovelha não é supresa, dizem especialistas

DA REPORTAGEM LOCAL

A clonagem de uma ovelha portadora de genes humanos, anunciada anteontem pelos mesmos cientistas do Reino Unido que criaram Dolly, não surpreendeu especialistas brasileiros em genética. Polly, o filhote de ovelha com genes humanos, nasceu da união pioneira da técnica de clonagem com a engenharia genética.
O objetivo da clonagem de ovelhas portadoras de material genético humano é obter produtos de interesse terapêutico, segundo os cientistas do Instituto Roslin e da empresa PPL Therapeutics. Entre esses produtos, os principais são proteínas humanas do sangue e do leite.
"Não há surpresa nenhuma", disse Hugo Armelin, 57, professor do Instituto de Química da Universidade de São Paulo. "Não foi necessário nenhum avanço em relação ao que já se dispunha quando fizeram a Dolly".
"O que poderá ser novidade a partir desse trabalho é a possibilidade do uso comercial dessa construção", disse Ricardo Brentani, 60, diretor do Instituto Ludwig de Pesquisas sobre o Câncer.
A ovelha Dolly foi o primeiro mamífero obtido por clonagem. Isso significa que ela possui as mesmas características genéticas de outra ovelha, da qual foi extraído material genético.
A experiência, divulgada pela revista científica "Nature", provocou grande polêmica ética por ter mostrado a possibilidade de produzir réplicas de seres humanos. Desta vez, ao anunciar a criação de Polly, os cientistas não publicaram nenhum artigo científico.

Texto Anterior: Jovem que extorquiu Cosby é condenada
Próximo Texto: Caseiro que levou a polícia a Cunanan quer recompensa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.