São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para 52%, governo FHC é culpado

FERNANDO RODRIGUES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O principal responsável pela crise das polícias civil e militar é o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, segundo a pesquisa Datafolha realizada em dez capitais do país no dia 24.
Para 52% dos entrevistados, os protestos recentes têm acontecido porque o governo federal "não se preocupa em elaborar leis que beneficiem os policiais".
Apenas 30% dos pesquisados consideram que os governos estaduais -que mandam nas polícias civil e militar- sejam os responsáveis pela crise.
Os protestos dos policiais têm ajudado a melhorar a imagem das corporações, segundo o Datafolha.
Embora 56% dos entrevistados afirmem ter mais medo do que confiança na Polícia Militar, há outro indicador que demonstram uma melhoria na imagem.
Depois do episódio de Diadema (SP), em abril passado, quando policiais espancaram transeuntes numa favela, apenas 24% dos paulistanos diziam ter mais confiança do que medo da polícia. Agora, 40% dos paulistanos responderam que têm mais confiança na PM.
Entre as soluções apontadas para resolver o problema das greves de policiais, 47% da população das dez capitais pesquisadas sugeriu o uso de tropas do Exército nas ruas como forma de manter a ordem.
Outros 44% responderam que, no caso de greve, a Justiça deveria tomar medidas para obrigar os policiais a voltar ao trabalho.
Mais vigor
Além disso, a população sugere que o governo federal atue com mais vigor nos locais onde a situação está mais grave, com policiais parados e violência crescendo.
Para 50% dos entrevistados, o governo FHC deve "liberar dinheiro para aumentar o salário dos policiais". O baixo salário é considerado o principal motivo dos protestos para 46%.
Outras medidas que o governo federal deveria tomar em locais de conflito seriam "exigir uma atitude mais enérgica do governador do Estado" (27% pedem isso) e "substituir o governador por um interventor do governo federal"(18%).

Texto Anterior: Apoio às manifestações é alto
Próximo Texto: Presidente diz que ato foi um fracasso e que não ouviu vaias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.