São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cães da PM tomam leite B e Estado dá leite C a crianças

Governo estadual dá explicação técnica e econômica

ROBERTO COSSO
DA FT

O governo do Estado de São Paulo dá leite tipo B para os cães da Polícia Militar e distribui o de tipo C para 763 mil crianças.
A justificativa da PM é técnica e a da Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento, econômica.
O major Hamilton Izildo de Arruda, relações-públicas do Comando-Geral da PM, diz que "o leite B tem maior quantidade de gordura e vitaminas, que são imprescindíveis para o crescimento do filhotes".
Já o secretário da Agricultura e Abastecimento, Francisco Graziano, afirma que as crianças recebem leite C porque ele é mais barato do que o B. Graziano garante que todo leite do Estado é fiscalizado e tem qualidade.
"Os animais estão merecendo tratamento melhor que as crianças por parte do governo", diz o deputado estadual Paulo Teixeira (PT).
Ele disse que vai pedir uma análise do leite C para saber se ele é realmente adequado ao consumo.
O veterinário Claudio Ronaldo Pedro disse que orienta seus clientes a darem leite B para filhotes de até 60 dias. Oficialmente, a PM informa que só dá leite aos filhotes de até 120 dias, mas a reportagem apurou junto a funcionários do canil da corporação que todos ganham leite. Os animais consomem cerca de 300 l por dia, diz um PM.
Segundo Arruda, "o leite tipo C, além de água, contém muitas bactérias, que causam disenteria e desidratação nos animais, muitas vezes levando à morte".
O pediatra Luiz Alberto da Silva confirma que uma das diferenças entre os tipos de leite é que a quantidade de germes e de coliformes fecais é maior no leite C que no B.

Texto Anterior: Governo discute falhas de MP das mensalidades com escolas
Próximo Texto: Que homem namora mulher fashion?
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.