São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estado cresce com os lucros

LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM ITABUNA

Introduzido no sul da Bahia em 1756, o cacau somente se firmou como cultivo a partir da segunda metade do século 19.
Durante 70 anos -entre 1890 e 1960-, o cacau foi o principal responsável pelo desenvolvimento e crescimento de todo o sul da Bahia.
"Por mais de cem anos o cacau sustentou praticamente sozinho toda a economia da Bahia", diz o presidente do CNPC, Wallace Setenta.
Somente com os excedentes e lucros com as exportações do produto, os "coronéis do cacau", o governo estadual e as prefeituras do sul da Bahia construíram toda uma infra-estrutura para o funcionamento da região.
"Com os ganhos do cacau foram construídos aeroportos, escolas, hospitais, postos de saúde e portos", afirma Wallace Setenta. Ele lembra que os "coronéis do cacau" desenvolveram um sistema de plantio que não interferiu na natureza.
Somente em 1963 é que os produtores passaram a utilizar agrotóxicos no plantio do cacau. Uma publicação da ONG SOS Mata Atlântica (dados de 93) revela que o sul da Bahia possuía 11,53% de árvores remanescentes da mata atlântica.
(LF)

Texto Anterior: Crise do cacau desemprega 250 mil na BA
Próximo Texto: Desempregados ocupam fazendas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.