São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Índice

Vizinhos reclamam das leis brasileiras

FERNANDO GODINHO
DE BUENOS AIRES

A Associação de Bancos Argentinos (Adeba) avalia que a legislação brasileira dificulta a participação de bancos estrangeiros no país.
"As leis brasileiras têm normas restritivas que precisam ser flexibilizadas", disse o diretor-executivo da Adeba, Norberto Peruzzotty.
A principal reclamação da entidade se refere à exigência de um decreto presidencial para autorizar o funcionamento de uma instituição financeira específica.
Os argentinos também avaliam que o Banco Central do Brasil é muito exigente na concessão de uma licença de operação.
"O Brasil terá que flexibilizar suas leis, pois é difícil manter o sistema financeiro protegido com a atual internacionalização dos mercados", avalia Peruzzotty.
Segundo ele, a Argentina recebeu 35 bancos estrangeiros desde 1995, quando a legislação do sistema financeiro do país se tornou menos rígida. Atualmente, possui 114 bancos.
A principal alteração foi o fim da exigência da reciprocidade: até então, um banco estrangeiro só podia operar na Argentina se uma instituição local fosse autorizada a se instalar no país de origem do novo concorrente.

Texto Anterior: Bozano vai atrás do investidor argentino
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.