São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O nó Windsor

1. Deixe a gravata bem encaixada sob o colarinho. Segure a ponta mais fina com a mão esquerda, e a mais larga com a direita. Deixe a parte mais fina bem curta, pois o nó consome muito pano. Cruze as pontas, deixando a mais larga por cima, formando um "x".
2. Passe a ponta larga por trás do "x" , saindo por cima do "nó". Segure-a com a mão direita.
3. A ponta mais larga deve, então, passar horizontalmente debaixo do "x", da direita para a esquerda.
4. Passe a ponta larga por dentro da parte da gravata que fica sob o colarinho, de cima para baixo. Segure-a novamente com a mão direita.
5. Passe, horizontalmente, da direita para a esquerda, a ponta mais larga por cima do nó. Segure-a com a mão esquerda, e passe-a de baixo para cima do nó. Segure-a na posição vertical, perto do queixo.
6. Passe, de cima para baixo, a ponta mais larga por dentro da tira horizontal que cobre o nó.
7. Ajuste, segurando firmemente no nó e puxando a ponta mais fina. As duas pontas devem ficar na altura do cinto.

Dicas
. O tamanho do nó depende da padronagem das gravatas e do tipo de camisa que irá acompanhá-la. Para colarinho largo, prefira nós cheios. Para os outros tipos de colarinho, nós de tamanho médio. Gravatas de seda pedem nós menores, e gravatas de "jacquard", por serem mais pesadas, nós maiores.

"Quando uma mulher conhece um homem, ela olha primeiro para os sapatos, pra ver se ele está bem calçado. Depois olha a gravata. Daí que vê se ele tem imaginação."
Fernando de Barros, consultor de moda

Modelo: Henrique (Ford)

Texto Anterior: Apenas seis Nobel
Próximo Texto: Sacolejando em Mauá
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.