São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SBT reformula horário nobre com 'clones' de programas estrangeiros

Elenco da versão original da novela 'Chiquititas'

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

Ao alterar sua grade de programação a partir de amanhã, o SBT confirma sua disposição para repetir formatos de programas bem-sucedidos no exterior. Além do recém-lançado "Alô Crystynah", novas atrações como "Chiquititas", "Márcia" e "Concurso de Paródias" recorrem a fórmulas importadas para conquistar audiência.
A novela "Chiquititas", que estréia amanhã, é a versão brasileira do fenônemo argentino exibido atualmente em 16 países. Produzida pela Telefe, a trama original se estende há três anos (leia texto na página ao lado).
"Márcia", com estréia na terça, é um talk-show inspirado no "Ricki Lake Show", dos EUA. Trata-se de um programa de comportamento em que apresentador, convidados e auditório discutem um determinado conflito (geralmente familiar), no tradicional espírito de quem "lava roupa suja" em público.
O SBT até contratou o americano Albert Lewitinn, 29, para assessorar na adaptação -ele ajudou Ricki Lake a formar sua equipe. "A diferença é que no Brasil vamos tentar dar um encaminhamento ao caso. Nos EUA, o conflito é abordado por puro entretenimento", diz.
A emissora também importa formatos da Europa. O "Concurso de Paródias", que estréia nesta quinta, já existe na Espanha e em Portugal. "Alô Crystynah", no ar desde abril, é uma versão nacional do italiano "Pronto, Rafaella" e do argentino "Hola! Suzana". "O Silvio Santos viaja muito para pesquisar formatos", diz a apresentadora Christina Rocha, 37.
Segundo o professor José Manuel Moran, 50, do curso de TV na ECA-USP, a utilização de fórmulas já testadas decorre do imediatismo da TV. "É mais barato copiar. O problema é que se desperdiça o talento nacional."
Para Nilton Travesso, diretor artístico do SBT, a TV brasileira deveria perder o preconceito, principalmente com relação às produções latinas. "Eles também fazem coisas boas."

Texto Anterior: 'South Park' quer ser o novo 'Beavis & Butt-Head'
Próximo Texto: Márcia não quer imitar a americana Ricki Lake
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.