São Paulo, domingo, 27 de julho de 1997
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Airbag gera nova polêmica nos EUA

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma nova polêmica envolve os airbags (bolsas de ar que inflam em colisões) nos Estados Unidos. Um estudo revela que modelos que inflam verticalmente, em direção ao pára-brisa, são mais seguros que aqueles que inflam em direção ao passageiro.
Segundo o levantamento da Public Citizen, entidade de defesa do consumidor, e do Centro de Segurança Automotiva dos EUA, 43 mortes (sendo 40 de crianças) estão ligadas a colisões em baixa velocidade, nas quais o airbag inflou em direção ao peito ou rosto do passageiro da frente.
Nenhuma morte está ligada a airbags que inflam verticalmente, como os usados em modelos da Honda, Nissan e no novo Ford Taurus (todos importados para o Brasil).
"O estudo mostra que alguns airbags são bem melhores que outros. O consumidor vai querer saber que tipo ele tem antes de decidir se quer desligá-lo", diz Joan Claybrook, presidente do Public Citizen. O governo americano autorizou recentemente os donos de carros com airbags a desligarem o equipamento.
Porém um outro instituto discorda do resultado. O National Highway Traffic Safety Administration (NHTSA), que cuida da segurança nas estradas, alerta que o tipo de funcionamento pode não ser o único fator determinante na segurança de airbags.
O NHTSA lembra que, em todos os casos de pessoas mortas pelo airbag, os ocupantes estavam sem o cinto de segurança ou não o usavam corretamente.
"Será feito um desserviço se as pessoas pensarem simplesmente que, por ter um airbag de acionamento vertical, podem ignorar precauções de manter crianças menores de 12 anos no banco traseiro e de que todos os ocupantes devem estar usando os cintos corretamente", explica Phil Recht, do NHTSA.
O órgão está avaliando se vai permitir que os donos de automóveis podem desligar o airbag do passageiro. O NHTSA é contra a determinação do governo, dizendo que isso pode aumentar o risco para os consumidores.
"Nossos estudos sugerem que alguns tipos de airbags reduzem mais do que outros os ferimentos, mas o governo precisa dizer ao público exatamente quais carros têm airbags mais seguros", diz Clarence Ditlow, do Centro de Segurança Automotiva.
Mas um diretor do NHTSA alerta que os especialistas ainda estão tentando entender as diferenças de segurança entre os diversos tipos e que seria prematuro o governo criar um ranking dos melhores airbags.

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