São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Olho do voto aumenta apoio

DANIELA FALCÃO
DA ENVIADA ESPECIAL

Minas Gerais adotou o incentivo à formação de consórcios como política estadual de governo, o que explica a proliferação dessas associações pelo Estado.
Já são 57 consórcios intermunicipais abrangendo 639 cidades. Não bastasse isso, o governo mineiro está articulando a criação de um consórcio interestadual -inédito no país- que envolverá municípios da região de fronteira entre Bahia, Espírito Santo e Minas.
Além de melhorar a qualidade da assistência à saúde no interior e desafogar os hospitais da capital, o governo apóia os consórcios de olho nas eleições de 98.
A maioria dos prefeitos que entraram em consórcios na gestão passada, elegeram seus sucessores nas eleições municipais de 96 e desfrutam de grande prestígio junto à população.
Para tirar proveito da popularidade, tanto o secretário estadual da Saúde, Rafael Guerra Pinto, quanto o vice-governador, Walfrido dos Mares Guia, nomearam os hospitais e centros de saúde de municípios de consórcio com o nome de parentes.
Um exemplo é o centro de saúde da mulher de Santo Antônio do Monte. O centro é administrado pela Fundação Dr. José Maria dos Mares Guia e tem o nome oficial de Instituto Regional da Mulher Dona Emília Bernardes Guerra Pinto Coelho.
Já o centro de oftalmologia de Iguatama é chamado oficialmente de Fundação José Guerra.
(DF)

Texto Anterior: ACIDENTE
Próximo Texto: BEBÊ
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.