São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RS possui 2 consórcios no interior

LÉO GERCHMANN
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O Consórcio Distrital de Saúde de Santa Rosa oferece às populações de municípios de pequeno porte da região um atendimento de saúde bem mais amplo do que poderiam oferecer as suas prefeituras separadamente.
As viagens de urgência aos hospitais de Porto Alegre estão sendo trocadas pelo atendimento local. Criado no primeiro semestre de 93 por 20 prefeituras na região de Santa Rosa (536 km de Porto Alegre), o consórcio abrange 28 municípios. Ao todo, o sistema atende a 130 mil habitantes, dos quais 60 mil vivem em Santa Rosa.
O presidente da Fundação Municipal de Saúde de Santa Rosa, Valdemar Fonseca, disse que apenas dois funcionários administram o consórcio. "O consórcio atende apenas o que não é coberto pelo SUS (Sistema Único de Saúde). Os municípios procuram complementar e permitir a integralidade da saúde", afirmou.
Na região central do Estado, outro consórcio abrange 30 municípios, devendo passar nos próximos dias a 35. Mas está causando polêmica.
Santa Maria (324 km de Porto Alegre), o município pólo da região, contribui com 40% do total. A contribuição subiu de R$ 16 mil para R$ 22 mil. A prefeitura não quer aceitar o reajuste por considerá-lo muito alto.
O consórcio da região compreende traumatologia e neurologia, especialidades consideradas precárias na região.

Texto Anterior: CIRURGIA
Próximo Texto: PR atende pacientes de 25 cidades
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.