São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Eurochannel faz parceria com TV francesa

MARIANA SCALZO
DA REPORTAGEM LOCAL

O canal de TV paga Eurochannel, da TVA, fechou um contrato com a TVFI (TV France International) para a transmissão de programação francesa.
O contrato foi assinado durante o Encontro Franco-Brasileiro de Televisão, realizado na última sexta-feira, em São Paulo.
Com o acordo, o Eurochannel passa a exibir, a partir da primeira quinzena de setembro, "Les Soirées Françaises", um bloco de programas exclusivos, de segunda a sexta-feira, das 20h30 às 21h30, aos sábados, das 19h às 20h30. Aos domingos, serão exibidos longa-metragens, às 22h.
"Formamos um relacionamento de parceria com as produtoras francesas, por meio da TVFI", diz Luiz Gleiser, diretor-geral de programação da TVA.
TVFI é uma associação que representa produtores e distribuidores franceses, ajudando a comercializar cerca de 30 mil horas de programação de televisão. A França produz atualmente 2.000 horas de programas de TV por ano e cerca de 150 longas-metragens.
O contrato, a princípio firmado por seis meses, conta com investimento do Eurochannel e também com a receita gerada da comercialização de "Les Soirées Françaises". A Renault do Brasil já acertou seu patrocínio.
"Vamos ver a evolução da programação. Depois desses seis meses, vamos rever o contrato em função da parte comercial e da resposta dos assinantes, medida por pesquisas", explica Gleiser.
Para Olivier-René Veillon, diretor-geral da TVFI, "os franceses têm muito a aprender com o mercado brasileiro, que tem uma das TVs mais criativas do mundo".
"Temos que nos adaptar. O conceito de programação é determinado segundo exigências de marketing e o acordo vai permitir novas fórmulas de utilização de programas franceses", afirma Veillon.
Para "Les Soirées Françaises", já está acertada a exibição de "Vingt Heures Paris Première", com entrevistas com artistas como Juliette Binoche, Jean-Paul Gaultier e Catherine Deneuve, e "Dans la Nature", de turismo ecológico, produzido pelo Canal +, um dos mais conceituados da França.
A minissérie "Les Miserables", baseada na obra de Victor Hugo e realizada pela SFP Productions, também está prevista.
Para os domingos, já foram programados os filmes "Assassins", de Mathieu Kassovitz, exibido no último Festival de Cannes, "Alphaville" e "Made in USA", de Jean Luc Godard.
"É importante o resgate da diversidade cultural. A França é também uma porta de entrada para outras alianças européias", diz Gleiser.

Texto Anterior: Mulher de Alagna é destaque de recital em Campos do Jordão
Próximo Texto: Barrados no baile; Saudações; Escalação
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.