São Paulo, segunda-feira, 28 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Florença ganha CD-ROM nostálgico

MARISTELA DO VALLE
DA REPORTAGEM LOCAL

Passear por Florença sem levantar da cadeira? Seria exagero dizer isso do CD-ROM sobre a cidade italiana, lançado recentemente pela Landim Multimídia.
Mas é possível, por meio dele, conhecer um pouco sobre a cidade, suas construções e personagens mais importantes.
Quem já conhece Florença sente uma nostalgia gostosa quando vê uma foto da ponte Vecchio, acompanhada de dados, escritos e narrados, sobre sua construção. Ou quando "entra" no Duomo e, ao som de música renascentista, ouve narração sobre sua arquitetura.
Vasculhar esse banco de dados, em texto e imagem (parada e em movimento), porém, pode ser um pouco penoso se você não for um "expert" na exploração de CDs.
Por meio do menu principal e da ajuda, não dá para saber como chegar aos filmes mencionados na embalagem do produto.
Depois de muito clicar em vários pontos das diversas telas, o usuário vai perceber que as imagens móveis são acessíveis apenas quando é selecionado o mapa.
Quando clicadas, as construções coloridas do mapa são os temas de vídeos narrados e/ou fotos com dados escritos.
Como o palácio Vecchio, que tem obras de arte, afrescos e foi residência da família Médici, que teve influência econômica e política em Florença no século 15.
Erro
Sobre o membro mais conhecido e poderoso da família, Lorenzo de Médici, o Magnífico, há um conflito de informações no CD-ROM.
O texto sobre o governante, no item "Personagens da Cidade", informa que Médici chegou ao poder em 1496, mas, nos dados históricos -separados por uma organizada linha do tempo que vai de 59 a.C. a 1865-, consta que Médici morreu em 1492, data que também aparece nas enciclopédias "Britannica" e "Mirador".
O CD-ROM tem também um show de slides musicado, com bonitas imagens de locais pitorescos da cidade, embora algumas delas sejam um pouco escuras.
E ainda explica como chegar a Florença, por avião, trem ou carro. Ao lado dessas informações, há um mapa com as principais estradas de acesso à cidade.
Além de fornecer informações sobre a cidade, o CD-ROM pode também ser utilizado como um auxiliar no treinamento de línguas estrangeiras.
Todos os textos, falados e escritos, são disponíveis em inglês, francês, italiano e espanhol.

Florença - Vendas, tel. (011) 220-9048 ou e-mail paulolandim@alphanet.com.br

Texto Anterior: Calypso passa verão na América do Sul
Próximo Texto: Florença ganha CD-ROM nostálgico; Luxo do Ritz-Carlton custa menos na Flórida; Caesar Park portenho cria pacote para casal; Bourbon de SP oferece a culinária da França; Campos do Jordão (SP) tem rodeio de inverno; Universal cria atração para assustar visitantes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.