São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 1997 |
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Loja aberta domingo segura vendas
FÁTIMA FERNANDES
A Associação Comercial de São Paulo constatou que essas são as duas razões mais importantes para explicar o aumento das vendas à vista e com cheques pré-datados, sobretudo nos finais de semana. Em um ano, por exemplo, quase se triplicou o número de consultas ao Telecheque -indicador da venda à vista- aos domingos. Em 1996, a média de consultas ao Telecheque aos domingos era da ordem de 2.000 a 3.000. Neste ano, subiu para entre 7.000 e 8.000. "São Paulo também começa a atrair o turista de negócio -aquele que vem do interior para trabalhar na sexta-feira e permanece no fim-de-semana para fazer compras", diz Emílio Alfieri, economista da associação. As lojas de conveniência, que ficam abertas 24 horas, e os postos de gasolina também estão contribuindo para o aumento do número de consultas ao Telecheque. Para diminuir o risco da inadimplência, diz ele, as lojas de conveniência -que comercializam produtos de baixo valor -e os postos estão consultando o Telecheque até no caso de cheques de valor baixo -de R$ 10 e R$ 15. Tudo isso explica, segundo Alfieri, o movimento crescente na procura pelo Telecheque. Em junho, o número de consultas ao SPC foi 28,1% maior do que o de igual mês de 1996. Desde janeiro, a procura pelo SPC vem se atenuando. "A capacidade de endividamento do consumidor se esgotou", diz Alfieri. LEIA MAIS sobre comércio na pág. 2-4 Próximo Texto: Peso da Espanha; Esquentando o mercado; Casando mais; Empate técnico; Freio no ar; Nas paradas; Otimismo menor; Em alta; Arrumando a cada; Prêmio na rede; Chegando ao Vale; Lançando a linha; De olho no bloco; Guerra de investimentos Índice |
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