São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 1997
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Loja aberta domingo segura vendas

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

A abertura de algumas lojas aos domingos, mesmo sem a autorização da prefeitura, e a compra por telefone estão movimentando o comércio paulista neste mês.
A Associação Comercial de São Paulo constatou que essas são as duas razões mais importantes para explicar o aumento das vendas à vista e com cheques pré-datados, sobretudo nos finais de semana.
Em um ano, por exemplo, quase se triplicou o número de consultas ao Telecheque -indicador da venda à vista- aos domingos.
Em 1996, a média de consultas ao Telecheque aos domingos era da ordem de 2.000 a 3.000. Neste ano, subiu para entre 7.000 e 8.000.
"São Paulo também começa a atrair o turista de negócio -aquele que vem do interior para trabalhar na sexta-feira e permanece no fim-de-semana para fazer compras", diz Emílio Alfieri, economista da associação.
As lojas de conveniência, que ficam abertas 24 horas, e os postos de gasolina também estão contribuindo para o aumento do número de consultas ao Telecheque.
Para diminuir o risco da inadimplência, diz ele, as lojas de conveniência -que comercializam produtos de baixo valor -e os postos estão consultando o Telecheque até no caso de cheques de valor baixo -de R$ 10 e R$ 15.
Tudo isso explica, segundo Alfieri, o movimento crescente na procura pelo Telecheque.
Em junho, o número de consultas ao SPC foi 28,1% maior do que o de igual mês de 1996. Desde janeiro, a procura pelo SPC vem se atenuando. "A capacidade de endividamento do consumidor se esgotou", diz Alfieri.

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