São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 1997 |
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Faturamento deve cair 10% neste mês Comparação é com igual período de 1996 FÁTIMA FERNANDES
Essa queda é reflexo da inadimplência, do arrocho salarial e da redução dos prazos de financiamento, diz Mônica Hage, economista da federação. Pela pesquisa da FCESP, julho, de qualquer forma, será melhor do que junho -a previsão é de crescimento de 6,5% no faturamento real das lojas no período. "Isso por conta das liquidações." Para a federação, não há sinais que indiquem um aumento nas vendas neste semestre. Os lojistas, diz Mônica, acreditam que o faturamento real neste ano deve ficar entre 2% e 3% menor do que o de 1996. "Não há renda que propicie aumento do consumo." Os lojistas, de qualquer forma, diz ela, estão otimistas com as vendas para o Dia dos Pais. Uma sondagem feita com lojistas dos setores de bens duráveis e semiduráveis mostra que eles esperam vender mais do que em igual período de 1996. "Eles acreditam nesse crescimento por conta das liquidações, que foram antecipadas". No ano passado, lembra, a liquidação começou forte somente após o Dia dos Pais. Sem as promoções, segundo os lojistas, a venda estaria num ritmo bem mais lento. A Gregory, rede de lojas especializada em roupas femininas, por exemplo, deve faturar neste mês 5% a mais do que em junho e 10% a mais do que em igual mês do ano passado. "Vamos conseguir esse desempenho à custa de muita promoção", diz Sheila Maria Santana, gerente de marketing. Ela conta que o consumo está fraco e essa é uma razão que leva a rede a abrir algumas lojas aos domingos. "Já fomos multados por causa disso, mas sempre recorremos. A venda aos domingos é forte." Texto Anterior: Inflação em São Paulo recua para 0,59% Próximo Texto: Seguro-desemprego tem sistema on line Índice |
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