São Paulo, terça-feira, 29 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Faturamento deve cair 10% neste mês

Comparação é com igual período de 1996

FÁTIMA FERNANDES
DA REPORTAGEM LOCAL

O faturamento do comércio paulista deve cair 10% neste mês na comparação com igual período de 1996, segundo levantamento da Federação do Comércio do Estado de São Paulo (FCESP) com 1.800 lojistas da região metropolitana.
Essa queda é reflexo da inadimplência, do arrocho salarial e da redução dos prazos de financiamento, diz Mônica Hage, economista da federação.
Pela pesquisa da FCESP, julho, de qualquer forma, será melhor do que junho -a previsão é de crescimento de 6,5% no faturamento real das lojas no período. "Isso por conta das liquidações."
Para a federação, não há sinais que indiquem um aumento nas vendas neste semestre. Os lojistas, diz Mônica, acreditam que o faturamento real neste ano deve ficar entre 2% e 3% menor do que o de 1996.
"Não há renda que propicie aumento do consumo." Os lojistas, de qualquer forma, diz ela, estão otimistas com as vendas para o Dia dos Pais.
Uma sondagem feita com lojistas dos setores de bens duráveis e semiduráveis mostra que eles esperam vender mais do que em igual período de 1996.
"Eles acreditam nesse crescimento por conta das liquidações, que foram antecipadas". No ano passado, lembra, a liquidação começou forte somente após o Dia dos Pais.
Sem as promoções, segundo os lojistas, a venda estaria num ritmo bem mais lento. A Gregory, rede de lojas especializada em roupas femininas, por exemplo, deve faturar neste mês 5% a mais do que em junho e 10% a mais do que em igual mês do ano passado.
"Vamos conseguir esse desempenho à custa de muita promoção", diz Sheila Maria Santana, gerente de marketing.
Ela conta que o consumo está fraco e essa é uma razão que leva a rede a abrir algumas lojas aos domingos.
"Já fomos multados por causa disso, mas sempre recorremos. A venda aos domingos é forte."

Texto Anterior: Inflação em São Paulo recua para 0,59%
Próximo Texto: Seguro-desemprego tem sistema on line
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.