São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Academia escolhe sucessor de Callado

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

Os membros da ABL (Academia Brasileira de Letras) escolhem amanhã o sucessor do escritor Antonio Callado na cadeira número 8 da instituição. Se não houver surpresas, o escritor Antonio Olinto deverá ser eleito para a vaga.
O principal concorrente de Olinto na disputa pela vaga de Callado é o pintor e poeta José Paulo Moreira da Fonseca. A disputa por essa cadeira é a que tem maior número de concorrentes entre as três que estão vagas: são oito inscritos.
Na avaliação de acadêmicos, Fonseca deverá ficar perto, sem atingir os dez votos.
A eleição para a vaga de Antonio Callado é a primeira das três previstas para os próximos dias.
No dia 7 de agosto será escolhido o sucessor de Darcy Ribeiro e no dia 14 de agosto a eleição é para a cadeira ocupada anteriormente pelo monge d. Marcos Barbosa.
A eleição do padre jesuíta Fernando Bastos de Ávila para o posto de d. Marcos Barbosa é considerada certa.
Apesar de já haver nos quadros da Academia outro religioso -d. Lucas Moreira Neves, cardeal primaz do Brasil e presidente da CNBB-, os acadêmicos consideram adequado que um padre substitua um monge.
Para alguns acadêmicos, Furtado seria "excessivamente esquerdista". Por isso, prefeririam Azevedo Filho. A expectativa na Academia é que essa eleição seja feita em mais de um escrutínio.
Fuentes
Hoje os imortais (como são conhecidos os membros da ABL) devem se reunir no salão nobre da sede da instituição (no centro do Rio) para assistir uma palestra do escritor mexicano Carlos Fuentes.
A palestra -intitulada "Machado de La Mancha - Declarações Entusiastas sobre a Língua Portuguesa"- faz parte da série de eventos comemorativos ao centenário da instituição.
Fuentes chega hoje cedo ao Rio e vai falar sobre as semelhanças entre as obras de Machado de Assis e Miguel de Cervantes. A palestra tem entrada franca e será às 17h.
Fuentes é autor de clássicos como "Gringo Velho" e "A Morte de Artêmio Cruz". Seu mais recente livro publicado no país é "Diana ou a Caçadora Solitária", espécie de romance autobiográfico.

Texto Anterior: Obra desfila amargura e encantamento
Próximo Texto: Livro reúne fotografias e opiniões de modelos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.