São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Chega pacote light com editor de texto e outros 9 programas

Produto criado pela Lotus funciona em qualquer computador

PAULO FERNANDO SILVESTRE JR.
DO UNIVERSO ONLINE

A Lotus apresentou, na última Fenasoft, a versão preliminar do "Kona" (nome provisório), um conjunto de novos aplicativos e ferramentas totalmente desenvolvidos na linguagem "Java".
Desenvolvido para funcionar em NCs (network computers, máquinas criadas para trabalhar sempre ligadas a redes locais ou à rede mundial Internet), ele também pode ser executado em computadores "convencionais".
São duas linhas de produtos "Kona": o "Thin Suite", para o usuário final, e o "Web Pack", para desenvolvedores.
Programas
Ambos possuem processador de textos, planilha eletrônica, programa de apresentações, gerador de gráficos, agendas pessoal e de projetos, ferramenta de correio eletrônico e gerenciador de arquivos, além de navegador de Internet e de emulador de terminais IBM 3.270.
O "Web Pack" traz também ferramentas para desenvolvimento de aplicações.
Cada módulo tem cerca de 500 Kbytes, totalizando aproximadamente 5 Mbytes. Os pacotes convencionais, com menos programas, ultrapassam os 100 Mbytes.
A única exigência para rodar os módulos do "Kona" é que a máquina seja capaz de interpretar a linguagem "Java", tarefa que pode ser executada pelas versões mais recentes dos principais navegadores para Internet.
Segundo o norte-americano Paul Clark, gerente de marketing de produto da Lotus, o foco primário do "Kona" são os NCs, mas nada impede que alguém que trabalhe com essas máquinas execute seus módulos no PC de casa, dentro de seu navegador de Internet, já que programa e dados estão armazenados no servidor.
A versão apresentada, executada em um PC com "Windows 95", dentro do "Netscape Navigator", apresentava desempenho satisfatório, mas, por se tratar de uma versão preliminar, ainda tinha falhas, tendo travado várias vezes.
Nenhum dos módulos tem a pretensão de concorrer com programas líderes de mercado.
Por outro lado, seus recursos superam folgadamente os dos simples programas que acompanham os sistemas operacionais e os de muitos sharewares (modalidade de distribuição de software onde o usuário paga pelo produto apenas se pretender continuar a usá-lo).
Nova filosofia
"Não se pode dizer que o 'Kona' é uma versão 'light' do 'SmartSuite' reescrita em 'Java'", diz Clark. O gerente da Lotus afirma que se trata de um produto e de uma filosofia de trabalho novos.
Clark acredita que 80% dos usuários de computadores não precisam de todos os recursos oferecidos pelos pacotes como o próprio "SmartSuite" da Lotus. Os módulos do "Kona" seriam suficientes para satisfazer todas as necessidades desses usuários.
O lançamento está previsto para setembro nos EUA. O preço não está definido. A versão em português deve chegar até março de 1998.

Texto Anterior: Soft dá direito a pager virtual
Próximo Texto: "Lumiere" traz o básico para boa edição de vídeos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.