São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mesa dá precisão a desenho no micro

Caneta com botões complementa o mouse

ELIO HIMORI
DA EDITORIA DE ARTE

Artistas gráficos que não se adaptam ao mouse têm na mesa digitalizadora Omnipen 606, da Yanco, um instrumento alternativo para desenhar no micro.
A mesa trabalha em conjunto com uma espécie de caneta com dois botões na base, que fazem as vezes dos botões do mouse.
A caneta é muito sensível, possibilitando traçado preciso em tempo real em aplicações gráficas. Com o cabo adaptador da mesa, o mouse continua funcionando, o que permite ao desenhista alternar mouse e caneta.
No teste, executado com o programa "FreeHand 7.0", o uso da caneta mostrou-se eficaz nos desenhos com a ferramenta "caneta caligráfica" -a mão fica mais livre para executar as curvas das letras. Mas com outras ferramentas, o mouse oferece mais exatidão nos pontos de fixação para curvas (nós).
A Omnipen (R$ 159) foi instalada sem conflitos em um micro Presario 4.410, com "Windows 95", em menos de três minutos, apesar das orientações confusas do guia do usuário para conexão.

Onde encontrar - Plug Use, tel. (011) 865-2030

Texto Anterior: Confira opções para gravar dados
Próximo Texto: Livro de "HTML"; Uso do "ActiveX"; Internet para crianças; Segurança na rede; Guia para "Java"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.