São Paulo, quarta-feira, 30 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Usuário doméstico tem regalia de grande empresa

Empresas oferecem máquina substituta enquanto fazem conserto

MARIA EDICY MOREIRA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

Usuários domésticos e pequenas empresas começam a conquistar regalias antes oferecidas apenas às médias e grandes companhias.
Entre as novas facilidades estão contrato de manutenção e substituição da máquina do usuário por uma da assistência durante o período do conserto (backup, no jargão dos técnicos).
Essa mudança de postura se dá em função do crescimento do volume de serviços solicitado pelos pequenos usuários.
Em empresas como Computer House, Micro Speed, CompuHelp, ServComp, MTech e Printer Ink, o atendimento a esse segmento representa de 25% a 60% do total.
A assinatura de contratos por parte dos pequenos usuários ainda não é significativa, mas, segundo as empresas, está crescendo.
"Dependendo a quantidade de serviços, vale a pena fazer um contrato", afirma Luiz Branco, diretor-geral da CompuHelp.
Mais em conta
A Criso Work Informática, empresa especializada em malas diretas, por exemplo, optou por um contrato para manutenção de suas dez impressoras, porque, segundo a assistente administrativa Ilma Janete Cipriano, 31, sai mais em conta que os chamados avulsos.
Os contratos para prestação de serviços podem ser parciais -incluem apenas a visita e mão-de-obra- ou globais -com cobertura de visitas, mão-de-obra e peças.
O usuário que assina contrato têm direito a visitas de manutenção preventiva e a um micro-estepe durante o conserto do seu.
Os preços dos contratos variam de acordo com o equipamento e com a assistência técnica (consulte quadro ao lado).
Em algumas empresas, a taxa de visita já inclui uma hora de serviço. O atendimento on site (na casa do cliente) pode ser feito tanto para quem tem contrato quanto para quem não tem. Os preços, porém, são diferenciados.
Prazos
Os prazos de atendimento e solução do problema, variam, em média, de oito a 48 horas, dependendo da disponibilidade de peças.
A CompuHelp, por exemplo, atende inclusive à noite e nos finais de semana, cobrando, nesses casos, um adicional de 100%.
Apesar das novas conquistas, Milton Scorza, diretor da Computer House, afirma que as políticas de atendimento ao pequeno usuário ainda estão sendo definidas.
Segundo Scorza, um dos itens mais questionáveis é o atendimento on site.
"Os custos da ida de um técnico à casa do cliente encarecem muito o serviço. Compensa mais o usuário recorrer ao atendimento de balcão, como faz com seu videocassete ou sua TV", diz.
Cardápio
A solução para problemas de configuração de software e até orientação sobre que equipamento comprar fazem parte do cardápio de serviços oferecido pelas empresas de assistência técnica.
"Além de resolver problemas técnicos, estamos nos tornando uma espécie de consultores", afirma Luiz Branco, da CompuHelp.
"O usuário brasileiro é carente de informação", diz Antonio Carlos Franzotti, diretor da MTech Máxima Técnica em Informática.
Milton Scorza, da Computer House, observa que os computadores estão ficando complexos. A integração de kit multimídia, TV, rádio, fax e secretária eletrônica faz com que o usuário precise de ajuda para pôr tudo em operação.
"Esses equipamentos são plug and play (ligue e use) para quem tem conhecimentos técnicos. Para quem não tem, é complicado lidar com todas as configurações", diz.
Cresce também a procura por assistências técnicas para aumentar a memória e atualizar o disco. Branco afirma que essa demanda já supera as atualizações de placa principal.
Na Micro Speed, os pedidos para instalação de kit multimídia também são numerosos.

Texto Anterior: Internet enfrenta problema sociológico; Hewlett-Packard lança 2ª geração do Pavilion; Temporários podem receber benefícios; Intel vai comprar fabricante de chips; Dell entra no mercado de workstations; "Communicator" está com novo defeito
Próximo Texto: Conheça alguns tipos de serviço de assistência técnica
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.