São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 1997
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Rodízio já multou 303 mil motoristas

MARCOS PIVETTA
DA REPORTAGEM LOCAL

A fiscalização do rodízio autuou 303.888 motoristas infratores desde o início da operação antipoluição, em 23 de junho, até anteontem, terça-feira.
O número de veículos autuados equivale a quase 10% da frota total de carros e caminhões que circula diariamente na região metropolitana de São Paulo, estimada em 3,5 milhões de veículos.
No primeiro dia do rodízio, foram autuados 5.266 motoristas. Agora, o número de autuações está na casa das 12 mil por dia.
"A nossa média diária de autuações sobe constantemente", disse Roselice Duarte Medeiros, coordenadora-geral da operação rodízio. "O ideal seria multarmos 100% dos infratores."
O rodízio 96, que durou apenas quatro semanas, autuou 167.468 motoristas, tendo alcançado uma média diária de 8,4 mil autuações. Do total de autuações do rodízio passado, pouco mais de 124 mil viraram multas.
Por uma série de motivos, como coleta incorreta do número das placas dos veículos e contestações dos motoristas, nem todas as autuações viram multas.
O valor da multa no rodízio 97 é R$ 100. Em caso de reincidência, o valor dobra, vai para R$ 200. Cada carro só pode ser multado uma vez por dia.
Segundo a Secretaria Estadual do Meio Ambiente, a adesão ao rodízio 97 entre os carros é de 96% e beira 80% entre os caminhões (que não participaram do rodízio 96).
A partir desses índices de obediência, a Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) estima que cerca de 25 mil carros furem o rodízio diariamente na Grande São Paulo.
Se o cálculo estiver correto, os 1.461 fiscais da operação rodízio estão autuando 1 em cada 2 carros que estão furando o esquema antipoluição.
"Se estiver pegando 1 em cada 2 infratores, a fiscalização do rodízio está bastante eficiente", disse Gilberto Lehfeld, ex-presidente da CET (Companhia de Engenharia de Tráfego), órgão da Prefeitura de São Paulo.
Apesar de satisfeito com o desempenho da fiscalização do rodízio, Lehfeld é a favor de que o número de multas se mantenha alto.
"O poder público não pode demonstrar fraqueza. Tão importante quanto autuar os motoristas é divulgar que a fiscalização está multando mesmo", disse Lehfeld.
Para o consultor de transportes e trânsito Luiz Célio Bottura, o número de 300 mil autuações não quer dizer necessariamente que a fiscalização do rodízio seja eficaz.
"Ninguém sabe com certeza quantos carros rodam por dia em São Paulo. A Cetesb é ineficiente. Para mim, eles já deveriam ter autuado muito mais gente", disse Bottura.

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