São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Banco Central adia mudança nos consórcios para setembro

As regras mais flexíveis entrariam em vigor amanhã

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Banco Central adiou para 1º de setembro a entrada em vigor das regras que flexibilizam o funcionamento de consórcios. Pelo calendário original, essas mudanças entrariam em vigor amanhã.
O novo regulamento vai permitir que as administradoras façam contratos com regras próprias, sem seguir determinações detalhadas do BC. Isso significa que o consumidor terá de ler com mais atenção o contrato antes de assiná-lo.
Antes, por exemplo, os grupos podiam adquirir o bem por sorteio ou lance e somente duas unidades eram colocadas à disposição do usuário a cada mês. Agora, as administradoras definem as regras no contrato.
Também ficou adiada para setembro a permissão para ampliação dos grupos de consórcio de imóveis. Eles poderão ser formados para aquisição e construção de imóveis residenciais e comerciais.
Os prazos máximos de consórcios de imóveis serão ampliados de 100 para 180 meses; os de eletroeletrônicos ficarão com 60 meses.
Os consórcios de turismo, antes restritos a passagens aéreas, também poderão operar com pacotes.
Swap
O BC também modificou ontem a graduação de risco dos bancos nas operações de "swap" (usadas como proteção contra oscilações de mercado). A graduação de risco é usada para determinar o patrimônio líquido exigido para os bancos fazerem essas operações.
As operações de "swap" de longo prazo vão ser consideradas de risco menor. Assim, os bancos deverão ter patrimônio líquido menor para fazer frente a eventuais prejuízos.

Texto Anterior: Estivadores aprovam remuneração menor; Metalúrgicos aceitam proposta da GM
Próximo Texto: STJ julga até a próxima semana caso da Telet; Empresa que deve IR é declarada inapta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.