São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Pappalardo ganha prêmio da Funarte

ANA MARIA GUARIGLIA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O fotógrafo Arnaldo Pappalardo recebe hoje o prêmio da Fundação Nacional de Arte (Funarte) pelos trabalhos realizados no ano passado em campanhas publicitárias para a DM9 (Itaú Seguros) e DPZ (Carlton).
Nesses últimos dez anos, Pappalardo recebeu prêmios e menções como o do Clube de Criação de São Paulo (1987) e o Leopold Godowisky Jr. Color Photography Award, em Boston (1990).
Seus trabalhos se caracterizam pela realização fotográfica sempre um plano acima da realidade, a interpretação das imagens a partir de elementos que permitem sua articulação poética.
No próximo mês, o fotógrafo, que também é arquiteto e designer, está lançando um "pocket book" de tiragem limitada, que reúne 51 fotos tiradas entre 1987-96.
Com o prêmio da Funarte e o livro, Pappalardo inaugura uma nova fase de atuação em sua carreira como fotógrafo.
Recentemente, adquiriu a editora Camaleão, onde pretende publicar livros, realizando um antigo sonho de se envolver com todas as etapas dessa produção.
"Como arquiteto, adoto o princípio do projeto, planejando todos os processos, da criação à concepção, com temas relacionados às artes plásticas, culinária, música e arquitetura", disse.
Na verdade, Pappalardo está pondo em prática no Brasil atividades de alguns fotógrafos internacionais.
Entre eles, Futagawa, que edita a revista "AG" de arquitetura, Helmut Newton e William Klein, que acompanham e controlam todas as etapas da produção de seus seus trabalhos em livros e revistas, desde a concepção gráfica até a impressão final.
Nessa primeira fase, Pappalardo está pensando em editar as obras dos arquitetos André Vainer e Guilherme Pauliello, e do artista plástico Carlos Fajardo.
Outro projeto do fotógrafo é o lançamento da revista "Camaleão", que vai abordar vários assuntos, tendo sempre em vista a fotografia como matéria-prima.
A nova editora funciona em São Paulo, no bairro Vila Madalena (tel. 011/815-0649).

Texto Anterior: Nova geração lança coleção em BH
Próximo Texto: Canção de Gabriel, o Pensador gera trotes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.