São Paulo, quinta-feira, 31 de julho de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Estudo mostra causa de ineficácia do AZT

DA REPORTAGEM LOCAL

Cientistas alemães descobriram por que o medicamento AZT, que está há dez anos no mercado, não tem sido eficaz no tratamento da Aids, segundo estudo a ser publicado nas edições de agosto das revistas "Nature Medicine" e "Nature Structural Biology".
A descoberta poderá ser útil para aperfeiçoar medicamentos de combate à ação do vírus HIV, segundo os pesquisadores. No entanto, a empresa norte-americana Glaxo Wellcome, que fabrica o AZT, divulgou que não acredita que o estudo possa ajudar a melhorar as drogas existentes.
O AZT foi a primeira droga aprovada para uso específico contra o HIV. Sua ação depende da interação com moléculas que atuam em células. Os cientistas descobriram que o AZT tem sua ação dificultada por uma uma "dobra" que ele mesmo provoca na estrutura de uma dessas moléculas.

Texto Anterior: Útero influi no QI, diz estudo
Próximo Texto: Dieta reduz o risco de câncer na mama
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.