São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
Próximo Texto | Índice

Presidente vendedor; Mister Magoo; Fisiologia agrária; Saudade do SNI; Abraço de afogado; Mosca azul; Ninho apertado; Tietagem petista; Escolha preferencial; Marcando posição; Etnicamente incorreto; Salvo conduto; Sem trégua; Pouco espaçosa; Cobrança paulista

Presidente vendedor
Apesar de ter colocado Gustavo Franco no Banco Central, FHC não tira o déficit comercial da cabeça. Prepara um programa de exportações para vendê-lo à União Européia no final do ano, na viagem a Londres.

Mister Magoo
De João Paulo (PT-SP), sobre a troca de armação dos óculos do presidente: "FHC precisa mudar as lentes de seus óculos e não só a armação. Elas não o estão deixando enxergar os problemas sociais que o país enfrenta".

Fisiologia agrária
A gestão de Milton Seligman no Incra sofreu as primeiras interferências políticas. O deputado Severino Cavalcanti (PPB) indicou o chefe do órgão em Pernambuco, e Júlio César (PFL) emplacou o do Piauí.

Saudade do SNI
Com a crise das PMs nos Estados, comandantes das Forças Armadas têm insistido na urgência da criação da Agência Brasileira de Informação.

Abraço de afogado
O embaixador em Portugal e cacique do PFL pode levar um susto na próxima semana. Circula em Santa Catarina que Jorge Bornhausen será convocado como testemunha do ex-secretário de Fazenda Paulo Prisco Paraíso no caso dos precatórios.

Mosca azul
Roberto Marinho, presidente da Organizações Globo, convidou Sepúlveda Pertence para uma conversa de uma hora e meia anteontem. O ministro do STF é cortejado pela esquerda para enfrentar FHC em 98.

Ninho apertado
O vice-governador paulista, Geraldo Alckmin, encarregado de fazer a lista de candidatos tucanos a deputado federal em 98, está no meio de um tiroteio. Secretários e atuais deputados têm trocado muitas cotoveladas.

Tietagem petista
Cristovam Buarque (PT-DF) se encontrou duas vezes nesta semana, em Nova York, com o novo prefeito da Cidade do México, Cuauhtémoc Cárdenas.

Escolha preferencial
Por orientação do Ministério da Justiça, a maioria dos representantes dos Estados na comissão da Secretaria Nacional de Direitos Humanos que examina os problemas de segurança pública é composta de militares.

Marcando posição
A proposta do governo paulista de pulverizar o controle acionário da Eletropaulo é vista por tucanos como outra forma de Covas se diferenciar de FHC, que tem optado por vender as ações de suas empresas em bloco.

Etnicamente incorreto
A revista "Time" não teve dúvida. Ao ver Ronaldinho com a loura e brasileira Suzana Werner, escreveu, no último número da edição latina, que o atacante e sua "namorada alemã" não têm planos imediatos de se casar.

Salvo conduto
A cúpula tucana que ameaça detonar a campanha de Almino Affonso (contrário à reeleição) avalia que dificilmente terá êxito contra outro rebelde: Tuga Angerami. Por ter base forte no interior paulista, ele depende menos da verba do partido.

Sem trégua
Além de ter pedido a Vicente Chelloti (PF) que indiciasse o tucano Francisco Urbano, Kandir (Planejamento) solicitou à AGU (Advocacia Geral da União) que mova ação de cobrança de R$ 46 mil contra a Contag, que invadiu o ministério em 15 de maio.

Pouco espaçosa
Uma empresa conseguiu autorização para colocar uma máquina de café no restaurante do Palácio do Planalto a fim de fazer propaganda do produto. Agora, querem instalar outra. Dentro do gabinete presidencial.

Cobrança paulista
Do governador Mário Covas sobre a idéia defendida na equipe econômica de aumentar a carga de ICMS: "Aumento de imposto, nem pensar. Fico contente se me pagarem o ICMS que me tomaram das exportações: R$ 800 milhões só neste ano".

E-mail: painel@uol.com.br

TIROTEIO
De Pedro Camargo, ex-presidente da Sociedade Rural Brasileira, sobre crítica do ministro Jungmann (Política Fundiária) a João Pedro Stedile (MST):
- Embora discorde do Stedile, com quem tenho divergências ideológicas e de métodos, reconheço nele uma liderança séria do MST. Não posso dizer o mesmo de José Rainha Jr.

Próximo Texto: Movimento dos sem-bigode
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.