São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ABL elege Antonio Olinto

RONI LIMA
DA SUCURSAL DO RIO

O crítico literário e romancista Antonio Olinto, 75, foi eleito ontem para a ABL (Academia Brasileira de Letras), para ocupar a vaga que pertenceu ao escritor e jornalista Antonio Callado, morto em janeiro.
Olinto venceu com 26 votos. O poeta José Paulo Moreira Fonseca recebeu dez votos. O novo imortal afirmou que, ao tomar posse, provavelmente em setembro, ficará "muito à vontade" para elogiar a obra de seu antecessor, Callado.
Ele afirmou que foi amigo de Callado e que suas vidas tiveram pontos em comum, como a moradia em Londres e empregos em jornais. "Eu me sinto muito bem na vaga dele."
Segundo ele, a única abstenção na votação, da escritora Lygia Fagundes Telles, foi por esquecimento.
Mineiro de Ubá e morador de Copacabana, Olinto escreve desde 41. É autor de nove romances -alguns traduzidos para o macedônio e o polonês.
Foi adido cultural em Lagos (Nigéria) e Londres. Em quase três anos na África, no início dos 60, escreveu três romances, como "A Casa da Água".

Texto Anterior: Estudantes não falam de política com FHC
Próximo Texto: Policiais voltam às ruas sem punições
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.