São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
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Sistema já é adotado em escolas do Sul

CARLOS ALBERTO DE SOUZA

CARLOS ALBERTO DE SOUZA; FLÁVIO ARANTES
DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

FLÁVIO ARANTES
O sistema de ciclos já é adotado na rede de ensino estadual do Paraná e na rede municipal de Porto Alegre (RS).
Implantado de forma experimental em uma escola de Porto Alegre em 1995, o sistema de ciclos é adotado hoje por 16 colégios da rede municipal, em substituição ao esquema tradicional de séries.
Até o ano 2000, a proposta deve estar presente em toda rede de ensino da prefeitura -43 escolas.
O secretário municipal da Educação, José Clóvis de Azevedo, disse ontem que o novo sistema tem sido oferecido como "opção". As escolas não são obrigadas a aderir.
Segundo ele, a evasão caiu a zero na escola Monte Cristo, a primeira a implementar o sistema em 1995. No ano passado, a evasão foi inferior a 2% nos quatro colégios que utilizaram ciclos.
"Nessa escola reorganizada, com proposta pedagógica adequada, o aprendizado é garantido."
O aluno que apresenta problema em algum conteúdo recebe reforço em laboratório. Se não superar as dificuldades, recebe um planejamento especial individualizado.
Não há predominância de matemática e português, por exemplo, na carga horária. Os conteúdos são desenvolvidos dentro de blocos como "conhecimento lógico-matemático", "ciência e natureza" e "histórico e social".
A avaliação não ocorre por meio de nota ou conceito. O professor faz um parecer descritivo e o aluno, uma auto-avaliação.
A diretora da Monte Cristo, Regina Scherer, disse que os 70 professores aprovam o sistema de ciclos. "Ninguém quis sair".
Paraná
O Paraná implantou o ciclo básico de 1ª a 4ª séries em 1993. Antes, em 88, já havia implantado o de 1ª e 2ª séries.
Desde a implantação, a taxa de reprovação caiu de 19,2% para 15,7% no ensino de 1º grau.
Pelo sistema, os alunos não são avaliados por provas ou testes e não há reprovação entre 1ª e 4ª séries. O professor registra o que o aluno sabe numa ficha.
Alunos que não conseguem acompanhar o ritmo da sua turma têm aulas de reforço.

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