São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ONU lança programa contra lepra no Amazonas

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

Foi lançado anteontem em Londres um programa de uma agência da ONU para erradicar a lepra no Amazonas até o ano 2000.
A iniciativa está sendo promovida em conjunto com o Ministério da Saúde, o governo do Amazonas e a empresa farmacêutica Glaxo.
A Glaxo doou US$ 360 mil que serão usados para enviar e aparelhar voluntários britânicos que se deslocarão de barco por regiões remotas do Estado.
Eles farão o diagnóstico da doença e distribuirão medicamentos para seu tratamento. Além disso, treinarão pessoal local para que eles mesmos sejam capazes de fazer o trabalho.
A lepra pode ser facilmente curada com um coquetel de drogas. Se o diagnóstico for precoce, a doença não deixa sequelas.
A Comissão Européia já se comprometeu a doar quantia semelhante à oferecida pela Glaxo.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), a incidência de lepra em algumas áreas do Amazonas é de 12 casos a cada 10 mil habitantes.
A OMS considera que a doença deixa de ser um problema de saúde pública quando a incidência é inferior a um caso para cada 10 mil pessoas. O Brasil está entre os 16 países do mundo onde o problema é considerado grave.

Texto Anterior: São Paulo ganha centro de reabilitação
Próximo Texto: Garota sorteia o próprio cupom e ganha carro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.