São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País crescerá 4% este ano, afirma Ipea

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) projeta um crescimento do PIB (Produto Interno Bruto, soma das riquezas produzidas pelo país) de 4% em 97.
O cálculo foi feito com base no desempenho da atividade econômica no segundo trimestre.
A indústria deve crescer 4,1%. Os resultados de abril, maio e junho mostram que houve recuperação da atividade do setor.
Esse resultado, segundo o "Panorama Conjuntural" do instituto, divulgado ontem, está associado a um desempenho melhor da balança comercial a partir de maio e ao impulso das privatizações.
Entre os setores que compõem o PIB, a melhor performance deverá ser da agropecuária, de acordo com as previsões dos técnicos. O crescimento será de 6,4%. A construção civil deverá crescer 4,2% e os serviços, 3,4%.
"Essas projeções contrastam com as expectativas mais recentes que apontam no sentido de uma desaceleração de produção industrial no segundo semestre do ano", explica o estudo.
A inadimplência do comércio recuou em maio e junho para os mesmos níveis do início do ano. Isso porque o comércio passou a adotar critérios mais rigorosos para a concessão de crédito.
"Pelo lado da demanda, os sinais parecem apontar mais para uma trajetória de estabilidade do que de queda da atividade econômica", justifica o estudo.

Texto Anterior: Banda B tem desistências
Próximo Texto: Banda B têm desistências em 2 áreas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.