São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rodchenko retrata Rússia de Stálin

TATIANA REZENDE

Apreciadores de majestosas imagens, uni-vos! O pintor, fotógrafo e artista gráfico/plástico russo Alexander Rodchenko é tema da exposição que abre hoje no MAM. Estão expostas cerca de 40 fotografias em preto-e-branco que revelam seu talento impregnado de ideologia. As imagens representam o momento mais engajado de Rodchenko quando, ao lado de outros artistas e intelectuais, participou do aparelho de propaganda de Stalin. Simpatizante do comunismo, procurou registrar a grandiosidade do povo soviético.
São fotos pouco conhecidas de coleções particulares européias e americanas que trazem imagens de arquitetura, paradas militares do governo russo, retratos do poeta Maiakovski, imagens circenses etc. "É um trabalho extremamente sofisticado do ponto de vista formal com uma ideologia muito forte", diz Tadeu Chiarelli, curador-chefe do MAM. Segundo ele, "a própria museografia da exposição tem um caráter histórico", pois tomou como base uma mostra realizada por Rodchenko em Moscou, em 1935. Está dividida em três cores: branco, vermelho e preto. Todas as fotografias estão na parte vermelha.
Rodchenko trouxe um olhar inovador à fotografia. Retratava acontecimentos ou lugares comuns sob uma nova ótica, por esse motivo, considerava-se um inventor, já que, a partir da pintura, descobriu uma série de novas "fórmulas" para a fotografia, servindo de modelo para muitos profissionais da imagem na segunda metade do século 20. Alexander Rodchenko foi um dos principais nomes do construtivismo, movimento no qual a disposição rigorosa das formas acabou se tornando um estilo.

MAM (pq. Ibirapuera, portão 3, Ibirapuera, região sudoeste, tel. 549-9688). Ter., qua. e sex.: 12h às 18h. Qui.: 12h às 22h. Sáb. e dom.: 10h às 18h. Até 31/08. Ingr.: R$ 5. Estac. grátis.

Texto Anterior: Onde a Wizard acha a harmonia
Próximo Texto: "Conto" perde no elenco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.