São Paulo, sexta-feira, 1 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ziraldo apresenta maluquice na escola

MÔNICA RODRIGUES COSTA

Após temporada no teatro Bibi Ferreira, a novela para crianças "Uma Professora Muito Maluquinha", de Ziraldo, volta agora a ser encenada no teatro Hilton até o dia 31 de agosto. A peça relata uma infância escolar feliz, contado por crianças, em flash-back.
Mas a perspectiva mnemônica (e autobiográfica) é seletiva, consiste em pôr em relevo as qualidades pedagógicas diferentes de uma professora dos anos 40 numa cidade do interior de Minas Gerais.
Partindo desse ponto de vista, é surpreendente saber que essa professora tenha existido, ensinando seus alunos, naquela época, a ler gibis, a fazer as lições na própria escola e enfatizando mais o interesse deles pelos assuntos do que a memorização do conhecimento.
O espetáculo, adaptado por Sérgio Abritta e dirigido por Renata Soffredini, segue os passos do enredo de Ziraldo. Os personagens, caracterizados com uniformes escolares antigos (saias, laços de fita e shorts), mostram os campeonatos de cuspe e outros em que não há perdedores. Mostram também o bom relacionamento entre professora e alunos, em que o castigo é discutido pelo grupo -e conseqüentemente eliminado.
Os atores representam com competência e agilidade as cenas com os alunos, em que a infância escolar é uma felicidade só.
Os meninos queriam crescer logo para casar com a professora, que tinha voz de sereia, entrava voando pela sala e dava aulas no quintal de sua casa. Ok. Vale a pena levar as crianças para assistir à peça. Mas ficam algumas perguntas: para que serve ver essa história no teatro? As crianças de hoje conseguem identificar-se com ela?
Já que a montagem trata da escola, a adaptação não deveria expressá-la em sua complexidade atual, retratando seus defeitos e qualidades?

** UMA PROFESSORA MUITO MALUQUINHA - Texto: Ziraldo. Adaptação: Sérgio Abritta. Direção: Renata Sofredini. Com: Eduardo Estrela, Luiza Albuquerque, Simone Boer, Geraldino Quáglia, Silvio Giraldi, Walmir Santana e Geraldo Franco. Hilton (av. Ipiranga, 165, região central, tel. 259-6508). 360 lugares. Sáb. e dom.: 16h. Até 31/08. Ingr.: R$ 14. Estac. c/manob. grátis. DESC. 30% COM O CARTÃO CLUBEFOLHA.

Texto Anterior: Filmes que devem estrear até o final do ano
Próximo Texto: 'Noites do Terror' chega à 10ª edição
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.