São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"Traídos pelo Desejo" é a nova atração da "Videoteca Folha"

DENISE MOTA
DA REDAÇÃO

A natureza humana é o objeto de estudo de Neil Jordan em "Traídos pelo Desejo" ("The Crying Game"), lançamento da Videoteca Folha que circula com o jornal do próximo domingo.
Como em sua mais recente produção, "Michael Collins - O Preço da Liberdade" (1996), o IRA (Exército Republicano Irlandês) é parte integrante da história.
Após ser atraído, em um parque, por uma espevitada jovem (Miranda Richardson, de "Perdas e Danos"), o soldado inglês Jody (Forest Whitaker, de "Prêt-à-Porter") é sequestrado por membros do IRA, que exigem a libertação de um companheiro de luta para não matarem o militar.
No cárcere, Jody é vigiado por Fergus (Stephen Rea, de "Entre o Inferno e o Profundo Mar Azul"), voluntário que, após o prazo estabelecido pelo IRA, hesita em matar o soldado por ter desenvolvido uma curta relação de amizade e confiança com o prisioneiro.
Mas o ataque inglês ao grupo não tarda a vir. Jody morre, e a organização é dissolvida. Em uma nova vida, Fergus muda de nome para Jimmy, vai trabalhar em Londres e procura a ex-namorada de Jody, Dil (Jaye Davidson, em bela atuação de estréia), cumprindo promessa feita ao soldado.
A pretexto de proteger a garota, Jimmy não conta a ela que participou da morte de Jody e acaba se apaixonando por Dil. Mas, mais cedo ou mais tarde, terá de escolher entre novas missões impostas pelo IRA e sua vida pessoal.
O inusitado predomínio do psicológico sobre o físico numa relação amorosa, a subordinação forçada que pode transformar integrantes de grupos políticos em militantes teleguiados -e o triunfo das idiossincrasias de cada indivíduo sobre tudo isso- são apenas alguns dos temas exaustivamente questionados por Jordan, exemplarmente reunidos neste longa.

Filme: Traídos pelo Desejo
Produção: Irlanda/Inglaterra, 1992
Direção: Neil Jordan
Com: Stephen Rea, Miranda Richardson, Forest Whitaker, Jaye Davidson

Texto Anterior: "História do Brasil" começa amanhã
Próximo Texto: 'Biblioteca Folha' lança 'Amor de Perdição' na próxima quinta
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.