São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Como se livrar de problemas domésticos

LIA REGINA ABBUD
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O livro "Sebastiana Quebra-Galho" (ed. civilização Brasileira, 612 páginas) é uma espécie de compêndio para o bom funcionamento da casa.
Pequenas (e não menos importantes) complicações domésticas são facilmente respondidas pela autora Nenzinha Machado Salles.
Já em sua 26ª edição, traz dicas e conselhos práticos para o dia-a-dia da dona-de-casa, reunidos por Nenzinha desde a sua juventude.
"Diariamente, ouvimos mágicas para cuidar melhor da casa e das roupas, mas nunca anotamos. Quando encontramos o tapete manchado ou o ralo entupido, não sabemos o que fazer", diz.
Quem nunca quis saber fórmulas para manter os eletrodomésticos novos por anos? E quem nunca teve problemas para tirar manchas de roupas, pisos ou tapetes?
Além dos conselhos domésticos, a "cartilha" destaca ainda cuidados com a beleza pessoal e dá dicas de primeiros socorros.
Segundo a autora, as recomendações têm eficácia comprovada. "Tudo o que recebi de sugestão por correio e que eu ainda não conhecia fiz questão de checar."
Mármores, por exemplo, não devem, segundo ela, ser limpos com detergente ou limão. "Nesse caso, o melhor produto para a remoção de sujeiras é Coca-Cola."
Azulejos com manchas amareladas podem adquirir a cor original, garante Nenzinha, desde que sejam esfregados com suco de limão e um pouco de gasolina.
Para manter o esmalte dos eletrodomésticos, a autora aconselha o uso de cera de assoalho incolor depois que estiverem secos e limpos. "Antes que a cera seque, deve-se lustrar o objeto com flanela."
Outro problema doméstico comum ocorre na geladeira, quando alguns alimentos ficam com o cheiro dos mais fortes.
Para evitar isso e diminuir a umidade do eletrodoméstico, Nenzinha diz que basta colocar um pedaço de carvão ou uma xícara de pó de café dentro da geladeira.
As cortinas também foram destacadas no livro. Para que não emperre, antes de pendurá-la, é preciso untar os trilhos e as argolas com parafina ou cera líquida.
Antes de lavá-las pela primeira vez, Nenzinha aconselha colocá-las de molho em água e sal. As cortinas de tecidos leves devem ser lavadas com água morna, sabão em pó e um pouco de amônia. A operação deve ser repetida até que a água saia limpa.
Para dar acabamento à cortina, Nenzinha diz que é preciso colocar na água para o enxágue uma goma leve, que pode ser feita com uma colher de sobremesa de polvilho para cada litro de água. Diz ainda que cortinas de tergal ou de fibra ficarão com outra aparência se, na lavagem, for adicionada meia xícara (chá) de leite em pó.
Disfarçar rachaduras nas paredes também parece não ser problema para Nenzinha. "A melhor maneira de disfarçá-las é passar massa corrida com pincel de pintura artística sobre elas."
A autora diz ser possível produzir a massa corrida em casa. "O processo é simples. Basta misturar, em partes iguais, goma de roupa, sal de cozinha e água."
Pendurar um quadro na parede pode ser uma tarefa sem riscos. Para não machucar os dedos, a autora recomenda perfurar no meio um pedaço de cartão -algo como uma cartolina.
"Assim, quando a pessoa for usar o martelo, não vai correr o risco de machucar os dedos, já que eles estarão segurando o cartão. O prego será inserido no centro do cartão", ensina a autora.

Onde encontrar - "Sebastiana Quebra-Galho" (ed. Civilização Brasileira, 612 páginas).
Preço: R$ 38,50

Texto Anterior: Critérios para a cobrança variam pouco
Próximo Texto: Babá experimenta e aprova o guia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.