São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O impacto agrícola

RICARDO BONALUME NETO
ESPECIAL PARA A FOLHA

A "mudança global" causada pelo aquecimento da Terra pelo efeito estufa por enquanto apenas aumentou a temperatura média do planeta em frações de grau. Já o impacto da agricultura foi mais radical. A área total cultivada aumentou em 466% de 1700 a 1980.
E apesar do ritmo de expansão da área cultivada ter diminuído nas últimas três décadas, a produtividade aumentou "dramaticamente", acima mesmo do crescimento populacional. Um exemplo é o da produtividade do milho no Estado americano do Colorado, aumentada em até 500% desde 1940.
Essa revolução agrícola, contudo, tem seu limite, e dois fenômenos afetam a capacidade da ciência agronômica de continuar a prover a humanidade com alimento -o potencial destruidor do meio ambiente dessa agricultura intensiva, e o crescimento acelerado da população para o qual ela contribuiu.
Agricultura moderna hoje significa fertilização, irrigação, pesticidas e variedades de plantas selecionadas para serem altamente produtivas. Isso gera diretamente maior erosão do solo, menor fertilidade, menor biodiversidade e poluição de águas subterrâneas. Até que ponto esse modelo é "sustentável" é ainda discutível. "
Para cientistas da Universidade da Califórnia, em Berkeley, apenas "o uso de estratégias de gerenciamento ecologicamente baseadas podem aumentar a sustentabilidade da produção agrícola".(RBN)

Texto Anterior: Ciência bola estratégias
Próximo Texto: Fauna marinha é superexplorada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.