São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Índice

"Carrocinha" retoma teatro itinerante

MÔNICA RODRIGUES COSTA
EDITORA DA FOLHINHA

A carrocinha do cachorro Abelardo já viajou por várias cidades do Brasil apresentando o teatro de bonecos "Histórias da Carrocinha" em praças e teatros. O espetáculo estará em cartaz somente hoje e nos dias 10 e 17 de agosto, às 15h, no Sesc Ipiranga.
Vale a pena ver. Abelardo é um boneco que apresenta três histórias engraçadas, com diabos e fantasmas "assustadores", dentro de uma carroça grande. O cenário é colorido e cheio de detalhes.
O diretor da peça, Mário de Ballentti, que também é manipulador dos bonecos -e trabalhou na "TV ColOsso" (da Rede Globo)-, e Paulo Fontes, autor da cenografia, fazem parte da companhia gaúcha Caixa do Elefante.
Junto com Andréa Castro, os dois construíram bonecos de impacto, notáveis por permitirem precisão e ao mesmo tempo flexibilidade de movimentos.
Os atores usam as técnicas de manipulação com luvas, luvas com vara e figura, e têm um nível de qualidade acima da média dos espetáculos paulistanos.
Os episódios foram recriados a partir da "Andariega", carroça do ator "bonequeiro" Javier Villafañe, bem conhecido na Argentina e relativamente no sul do país por apresentar um teatro itinerante, com improvisações, baseado em histórias populares. A adaptação segue a idéia de fazer um teatro com temas comuns, como o medo.
O episódio mais engraçado é "O Vendedor de Balões". Há um personagem provocador, o Senhor Unhoso, que aborrece o vendedor de balões com suas enormes unhas. Unhoso ameaça furar (e fura!) todas as bexigas do vendedor que, irritado, sugere que ele estoure o grande balão que é a Terra.
O quadro seguinte, "A Rua dos Fantasmas", traz um casal de noivos apaixonados que precisam se livrar de fantasmas.
No último episódio, "O Padeiro e o Diabo", o padeiro baiano Von Braun, primo de Carlinhos Brown, escolhe essa profissão para conseguir ficar num lugar quentinho. Ele morre de medo de demônios, mas tem de enfrentar o pior deles, que é o Diabo de Três Rabos.
Essas histórias têm a grande vantagem de atrair a atenção das crianças com assuntos mobilizadores e, ao mesmo tempo, conseguir apresentar um trabalho estético consistente.

Peça: Histórias da Carrocinha
Direção: Mário de Ballentti
Elenco: os manipuladores Mário de Ballentti e Paulo Fontes
Quando: hoje e nos dias 10 e 17 de agosto, às 15h
Onde: Sesc Ipiranga (r. Bom Pastor, 822, tel. 273-1633, r. 136)
Quanto: R$ 3 (comerciários e estudantes) e R$ 6; crianças até 12 anos não pagam; convites devem ser retirados de terça a sexta

Texto Anterior: Balé da Cidade encerra temporada
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.