São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
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Empresa inaugura turismo no espaço

PAULO HENRIQUE BRAGA
DE LONDRES

Uma empresa especializada em expedições turísticas de aventura vai lançar em outubro um pacote de viagem que promete levar os primeiros turistas ao espaço.
O vôo inaugural está marcado para outubro de 2001, e o veículo que será usado nas viagens, semelhante a um jato executivo, começará a ser testado no ano que vem.
O custo estimado das duas aeronaves construídas inicialmente para os testes é de US$ 100 milhões.
As viagens serão vendidas pela Zegrahm Viagens Espaciais, sediada em Seattle (Costa Oeste dos EUA).
"As viagens espaciais ficaram, até agora, reservadas a um público seleto de cerca de 300 astronautas. Está na hora de o turismo espacial começar a acontecer", disse à Folha Scott Fitzsimmons, vice-presidente da agência de turismo Zegrahm, que começará a comercializar as viagens espaciais a partir de 1º de outubro.
O veículo vai decolar de uma pista comum e atingir altitude de 100 km, de onde é possível observar a curvatura da Terra e ter a experiência da quase ausência de gravidade vivida por astronautas.
Até a semana passada, 400 pessoas já haviam contactado a agência de viagens para entrar na lista de espera do primeiro vôo. A notícia só foi publicada em um boletim distribuído aos clientes da agência e pela Internet.
Envolvidos na iniciativa estão ex-funcionários da Nasa (a agência espacial norte-americana), da agência espacial européia e da Força Aérea dos EUA.
Regras
Fitzsimmons diz que, antes de realizar a viagem espacial, ainda há "três anos de trabalho pela frente". O veículo terá de ser certificado pelo FAA, órgão do governo norte-americano responsável pela fiscalização de aeronaves.
Atualmente, não existem regras que disciplinem vôos espaciais, que terão de ser criadas.
A agência está trabalhando em associação com uma empresa que vai projetar, construir e operar o veículo que fará as viagens.
Por enquanto, a Zegrahm não quer divulgar o nome de seu parceiro, mas ele será conhecido quando as viagens espaciais forem colocadas à venda, em 1º de outubro. No estágio inicial, devem ser realizados dois vôos semanais.
Custo
Fitzsimmons não quis dar uma estimativa de quanto a viagem custará. O jornal britânico "Financial Times" estimou o custo da viagem em cerca de US$ 80 mil.
"Pode ser isso, mas talvez até um pouco mais. Tudo que posso dizer é que será a experiência de viagem mais exótica possível, com um preço equivalente", afirmou.
O vôo espacial em si vai durar poucas horas. A empresa, porém, vai vender o produto como uma "experiência espacial" completa, com duração de sete dias.
Os passageiros passarão por um treinamento que incluirá palestras, simulações de microgravidade e de situações vividas durante o vôo espacial.
O veículo levará o grupo de seis passageiros, mais piloto e co-piloto, a uma altura de 100 km, onde ficarão durante algumas horas. Um avião comercial voa a cerca de 10 km.
Daquela altitude, a mesma a que foram submetidos os astronautas do programa espacial norte-americano Mercury, no início dos anos 60, é possível experimentar a sensação de ausência de gravidade e observar a curvatura da Terra.
"Eles vão ser treinados como astronautas, estarão preparados para aproveitar o vôo, sem se preocupar. Tudo vai ser coreografado."
Na volta, os passageiros terão uma recepção de gala, levando para casa medalhas simbolizando a experiência pela qual passarão.
O lançamento dos vôos espaciais turísticos será também a primeira grande iniciativa do setor privado para exploração do espaço.
"A razão pela qual não estamos envolvidos com o governo é que isso tornaria o processo mais lento e mais caro", disse Fitzsimmons.
Em breve, porém, a Zegrahm pode não estar sozinha no mercado ainda inexplorado de viagens espaciais turísticas.
Um grupo de empresários dos EUA ofereceu US$ 10 milhões a empresas ou equipes capazes de levar três pessoas à altitude de 100 km e repetir a operação 15 dias depois.

Na Internet:www.spacevoyages.com

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