São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997 |
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Empresa inaugura turismo no espaço
PAULO HENRIQUE BRAGA
O vôo inaugural está marcado para outubro de 2001, e o veículo que será usado nas viagens, semelhante a um jato executivo, começará a ser testado no ano que vem. O custo estimado das duas aeronaves construídas inicialmente para os testes é de US$ 100 milhões. As viagens serão vendidas pela Zegrahm Viagens Espaciais, sediada em Seattle (Costa Oeste dos EUA). "As viagens espaciais ficaram, até agora, reservadas a um público seleto de cerca de 300 astronautas. Está na hora de o turismo espacial começar a acontecer", disse à Folha Scott Fitzsimmons, vice-presidente da agência de turismo Zegrahm, que começará a comercializar as viagens espaciais a partir de 1º de outubro. O veículo vai decolar de uma pista comum e atingir altitude de 100 km, de onde é possível observar a curvatura da Terra e ter a experiência da quase ausência de gravidade vivida por astronautas. Até a semana passada, 400 pessoas já haviam contactado a agência de viagens para entrar na lista de espera do primeiro vôo. A notícia só foi publicada em um boletim distribuído aos clientes da agência e pela Internet. Envolvidos na iniciativa estão ex-funcionários da Nasa (a agência espacial norte-americana), da agência espacial européia e da Força Aérea dos EUA. Regras Fitzsimmons diz que, antes de realizar a viagem espacial, ainda há "três anos de trabalho pela frente". O veículo terá de ser certificado pelo FAA, órgão do governo norte-americano responsável pela fiscalização de aeronaves. Atualmente, não existem regras que disciplinem vôos espaciais, que terão de ser criadas. A agência está trabalhando em associação com uma empresa que vai projetar, construir e operar o veículo que fará as viagens. Por enquanto, a Zegrahm não quer divulgar o nome de seu parceiro, mas ele será conhecido quando as viagens espaciais forem colocadas à venda, em 1º de outubro. No estágio inicial, devem ser realizados dois vôos semanais. Custo Fitzsimmons não quis dar uma estimativa de quanto a viagem custará. O jornal britânico "Financial Times" estimou o custo da viagem em cerca de US$ 80 mil. "Pode ser isso, mas talvez até um pouco mais. Tudo que posso dizer é que será a experiência de viagem mais exótica possível, com um preço equivalente", afirmou. O vôo espacial em si vai durar poucas horas. A empresa, porém, vai vender o produto como uma "experiência espacial" completa, com duração de sete dias. Os passageiros passarão por um treinamento que incluirá palestras, simulações de microgravidade e de situações vividas durante o vôo espacial. O veículo levará o grupo de seis passageiros, mais piloto e co-piloto, a uma altura de 100 km, onde ficarão durante algumas horas. Um avião comercial voa a cerca de 10 km. Daquela altitude, a mesma a que foram submetidos os astronautas do programa espacial norte-americano Mercury, no início dos anos 60, é possível experimentar a sensação de ausência de gravidade e observar a curvatura da Terra. "Eles vão ser treinados como astronautas, estarão preparados para aproveitar o vôo, sem se preocupar. Tudo vai ser coreografado." Na volta, os passageiros terão uma recepção de gala, levando para casa medalhas simbolizando a experiência pela qual passarão. O lançamento dos vôos espaciais turísticos será também a primeira grande iniciativa do setor privado para exploração do espaço. "A razão pela qual não estamos envolvidos com o governo é que isso tornaria o processo mais lento e mais caro", disse Fitzsimmons. Em breve, porém, a Zegrahm pode não estar sozinha no mercado ainda inexplorado de viagens espaciais turísticas. Um grupo de empresários dos EUA ofereceu US$ 10 milhões a empresas ou equipes capazes de levar três pessoas à altitude de 100 km e repetir a operação 15 dias depois. Na Internet:www.spacevoyages.com Texto Anterior: Khatami mantém moderação do antecessor Próximo Texto: Achado sobrevivente depois de três dias Índice |
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