São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

STP põe 'aditivo' nas vendas com franquia

DA REPORTAGEM LOCAL

A STP, marca dos EUA de lubrificantes e aditivos para veículos, engatou no sistema de franquias para dar ânimo às vendas no Brasil. A intenção é "acelerar" o crescimento, previsto em 350% até o final de 98. "Planejamos passar de 120 mil para 420 mil unidades vendidas por mês", afirma Ricardo Novelli, 33, gerente comercial da Petroplus Produtos Automotivos, franqueadora da STP.
Fornecedora das equipes da Indy, a STP fabrica desde aditivos para combustíveis até cera para polimento e espumas de limpeza.
Todos os itens vendidos são importados de uma fábrica da empresa que fica no Uruguai. Hoje, a venda dos produtos é feita em mais de 4.000 pontos em 12 Estados.
"Quase metade desses pontos já é abastecida por franqueados", afirma Novelli. Segundo ele, a meta da marca é trabalhar só com franquias daqui para a frente.
O novo sistema de distribuição, iniciado no ano passado, garante exclusividade ao franqueado dentro de uma determinada área. Ele fica encarregado de abastecer todos os pontos-de-venda da região, como postos de combustíveis, supermercados e revendas de peças.
"O franqueado só precisa ter um depósito e fazer a entrega dos produtos. O diferencial é a pronta entrega na distribuição", diz Maria Aparecida Prevedello, 39, gerente de marketing da Petroplus.
Metade das 29 regiões definidas para os franqueados já funciona nesse sistema. Restam ainda áreas no interior de São Paulo, em Minas Gerais e no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste. Na capital paulista, a empresa faz venda direta.
Para ser um franqueado, o interessado deve desembolsar cerca de R$ 60 mil, no caso daqueles que ainda não têm todos os itens para a franquia -veículos para distribuição e espaço mínimo de 100 m2 para depósito. O total inclui a taxa de franquia (R$ 25 mil).
"O investimento retorna em até dois anos. Uma loja média poderá gerar faturamento de R$ 50 mil mensais a partir do terceiro ano."
Parceira da Petroplus desde 94, a STP é a segunda no país entre os fabricantes de produtos para veículos, atrás da Bardahl. Segundo a STP, o Brasil é o terceiro mercado do setor na América Latina, perdendo para o México e Porto Rico.

Texto Anterior: RH é alvo de novo produto de seguradora
Próximo Texto: Alphagraphics abre nova loja em São Paulo; Vivenda do Camarão chega a supermercado; Union Service amplia rede de franqueados; Rede 'caça-vazamento' cresce na cidade de SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.