São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lei brasileira ainda é empecilho

ELAINE GUERINI
DA REPORTAGEM LOCAL

A TV paga no Brasil já caminha para a era digital. Além de oferecer atualmente um sistema de transmissão digital por miniparabólicas (DirecTV e Sky), o setor se prepara para absorver novas tecnologias.
A TVA, a Net e a Multicanal prometem oferecer canais digitais em 98. "Como os sinais digitais ocupam menos espaço no espectro da rede, poderemos oferecer outros serviços", diz Virgílio José Amaral, 43, diretor de engenharia da TVA.
A Banda Larga Multiserviços vai exigir uma melhoria nas características físicas nas redes. "O problema é que, na época da instalação, as empresas não tiveram uma visão estratégica de longo alcance", ressalta Walter Tassi, 55, diretor da T&P Engenharia e Logística para TV por assinatura.
"Mas o maior empecilho para a integração dos serviços de televisão, telefonia e informática é a regulamentação brasileira. Operadora de TV paga só pode usar sua rede para a transmissão de vídeo e áudio", diz Amaral.
Moysés Pluciennik, diretor-geral da Net Brasil, acredita que o assinante do futuro poderá fazer compras, acessando um supermercado. "Passeando virtualmente pelas prateleiras, ele só terá de clicar o produto desejado."
Segundo José Martins, 39, diretor de marketing da Multicanal, a prioridade da empresa continua sendo a TV paga. "O jeito mais fácil de pedir uma pizza ainda é usar o telefone."
(EG)

Texto Anterior: As vantagens da TV do futuro
Próximo Texto: Era digital vai mudar hábito do telespectador
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.