São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
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Courier traz desempenho médio; conforto é destaque

MARCELO TADEU LIA
DO ENVIADO ESPECIAL A RECIFE (PE)

A Courier não deve decepcionar motoristas que gostam de velocidade, mas apresenta um desempenho apenas médio quando exigida.
Dirigi-la na cidade é mais agradável -quando o veículo mostra um comportamento arisco em saídas- do que em estradas.
Segundo a Ford, a picape com motor 16 válvulas acelera de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos (12,9 segundos, na Si).
A Courier 1.3 traz números bem mais modestos: faz de 0 a 100 km/h em 19 segundos e tem velocidade máxima de 143 km/h.
Os motores Ford Endura e Zetec, que equipam a Courier 1.3 e 1.4, respectivamente, valorizam mais o consumo de combustível do que propriamente a performance.
Segundo números da montadora, a picape faz, na cidade, entre 11,9 km/l (1.3) e 12,7 km/l (versões CLX e Si). Na estrada, de 14,5 km/l (CLX e Si) a 15,7 km/l (1.3).
Em retomadas de velocidade -quando se verifica a capacidade de o carro fazer ultrapassagens, por exemplo-, a Courier com motor 16 válvulas definitivamente não apresenta um bom resultado.
Mas é em outro ponto, a estabilidade, que a picape se redime. A Courier faz curvas com desenvoltura, sem apresentar tendências de inclinação na carroceria.
Outro ponto positivo é a dirigibilidade em trechos acidentados: a caçamba não "pula" em demasia.
O câmbio oferece trocas precisas e macias. A posição baixa da alavanca apenas dificulta o engate da quinta marcha, fazendo com que seja necessário deslocar o corpo um pouco para a direita.
Acabamento interno
Internamente, a Courier oferece conforto, bom nível de acabamento e muito silêncio.
A grande distância entre os eixos, de 2,83 metros (o Fiesta tem 2,44 metros), além de proporcionar grande espaço para a carga, origina uma cabine ampla.
O teto, com altura elevada, e as amplas portas também contribuem para que motorista e passageiro tenham maior sensação de conforto.
Atrás dos bancos, há um espaço para alojar pequenas malas e objetos, com uma rede.
O painel é igual ao do Fiesta, com os instrumentos à mão e ótimas soluções ergonômicas, que tornam o manuseio dos comandos mais fácil e seguro.
A versão esportiva Si está equipada com conta-giros. O fundo do painel é preto, com ponteiros na cor branca. O porta-luvas conta com iluminação interna e porta-copos.
Existem, junto ao assoalho e nas portas, vários porta-objetos (para guardar moedas, canetas, papéis etc.).
(MTL)

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