São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997 |
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Courier traz desempenho médio; conforto é destaque
MARCELO TADEU LIA
Dirigi-la na cidade é mais agradável -quando o veículo mostra um comportamento arisco em saídas- do que em estradas. Segundo a Ford, a picape com motor 16 válvulas acelera de 0 a 100 km/h em 12,6 segundos (12,9 segundos, na Si). A Courier 1.3 traz números bem mais modestos: faz de 0 a 100 km/h em 19 segundos e tem velocidade máxima de 143 km/h. Os motores Ford Endura e Zetec, que equipam a Courier 1.3 e 1.4, respectivamente, valorizam mais o consumo de combustível do que propriamente a performance. Segundo números da montadora, a picape faz, na cidade, entre 11,9 km/l (1.3) e 12,7 km/l (versões CLX e Si). Na estrada, de 14,5 km/l (CLX e Si) a 15,7 km/l (1.3). Em retomadas de velocidade -quando se verifica a capacidade de o carro fazer ultrapassagens, por exemplo-, a Courier com motor 16 válvulas definitivamente não apresenta um bom resultado. Mas é em outro ponto, a estabilidade, que a picape se redime. A Courier faz curvas com desenvoltura, sem apresentar tendências de inclinação na carroceria. Outro ponto positivo é a dirigibilidade em trechos acidentados: a caçamba não "pula" em demasia. O câmbio oferece trocas precisas e macias. A posição baixa da alavanca apenas dificulta o engate da quinta marcha, fazendo com que seja necessário deslocar o corpo um pouco para a direita. Acabamento interno Internamente, a Courier oferece conforto, bom nível de acabamento e muito silêncio. A grande distância entre os eixos, de 2,83 metros (o Fiesta tem 2,44 metros), além de proporcionar grande espaço para a carga, origina uma cabine ampla. O teto, com altura elevada, e as amplas portas também contribuem para que motorista e passageiro tenham maior sensação de conforto. Atrás dos bancos, há um espaço para alojar pequenas malas e objetos, com uma rede. O painel é igual ao do Fiesta, com os instrumentos à mão e ótimas soluções ergonômicas, que tornam o manuseio dos comandos mais fácil e seguro. A versão esportiva Si está equipada com conta-giros. O fundo do painel é preto, com ponteiros na cor branca. O porta-luvas conta com iluminação interna e porta-copos. Existem, junto ao assoalho e nas portas, vários porta-objetos (para guardar moedas, canetas, papéis etc.). (MTL) Texto Anterior: Ferrari F355 dá a volta ao mundo e chega ao Brasil Próximo Texto: Mazda leva 3 novidades ao Motor Show Índice |
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