São Paulo, domingo, 3 de agosto de 1997
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CARTAS

* "Fui informado recentemente, por um revendedor da Volkswagen, de que não era aconselhado o uso de gasolina aditivada no Gol CLi, ano 95. Gostaria de ter um esclarecimento da montadora, já que entendo que, quanto melhor o produto, melhor será o desempenho."
Homero Haymussi (e-mail)
Resposta
A Volkswagen informou que é recomendável a utilização de gasolina aditivada em qualquer veículo, independente de tempo de uso e motorização.

* "Gostaria de saber qual é a potência, o torque (força), a aceleração de 0 a 100 km/h, a velocidade máxima e o consumo de um Palio 1.0 turbinado, com pressão de 0,5 bar. Quero saber também em que rotação a turbina é acionada e em que marcha. Após a instalação do turbo, será preciso mudar a documentação no Detran?"
Adalberto Guanaes (Ilha Solteira, SP)
Resposta
Segundo o preparador de motores Gilberto Perrella, o Palio 1.0, turbinado com pressão de 0,5 bar, tem potência de 90 cavalos (cv) e acelera de 0 a 100 km/h em 12 segundos. O consumo na cidade é de 9,0 km/l e, na estrada, de 12,0 km/l. Perrella afirma que a turbina (Garrett APL-722) entra em ação com cerca de 2.500 rpm (rotações por minuto). O preparador disse que hoje não existe um sistema no Detran para legalizar o turbo instalado em oficinas particulares.

* "Adquiri um Vectra GLS em setembro. Percebi que o interior do carro era muito quente e levei-o à concessionária. Fui informado de que já havia outras reclamações semelhantes. Sugeriram que desligasse o sistema de ar quente. Não satisfeito com a resposta, procurei outra revenda. Dessa vez, fui informado de que era preciso trocar uma válvula do sistema de ar. Após a troca da peça, o problema melhorou. Porém era necessário usar o ar-condicionado para viajar, uma vez que o vidro embaçava com facilidade. Em abril, adquiri outro Vectra, também zero-quilômetro, que apresenta o mesmo problema."
Antonio Spina Júnior (Rio de Janeiro, RJ)
Resposta
A General Motors recomenda que o cliente retorne à concessionária para novas verificações em seu veículo.

O leitor informou à Folha que vai agendar, com a revenda, uma nova vistoria em seu veículo.

* "Comprei um Gol 1.0 Plus, em fevereiro. O carro apresenta defeitos no câmbio -a primeira e a segunda marchas são difíceis de ser engatadas-, que não foram totalmente solucionados na revisão dos 10.000 km. Quando chegou a revisão dos 20.000 km, solicitei nova avaliação do câmbio. O problema persiste."
Fernando Fransolin Peres (Curitiba, PR)
Resposta
A Volkswagen informou que, no dia 17 de junho, um técnico avaliou o veículo. Após as correções, sem qualquer ônus para o cliente, a montadora disse que o carro foi entregue em condições normais de uso. Segundo a VW, a revenda Servopa cedeu outro veículo ao cliente no período do reparo.

A Folha contatou o leitor e foi informada de que o carro continua com problemas no engate da terceira para a segunda marcha.

* "Comprei um Corsa Sedan em fevereiro. Desde que foi retirado da concessionária, o veículo apresenta uma série de problemas (entre eles, ruído na suspensão). Em junho, o veículo apresentou vazamento de óleo do motor e precisou ser guinchado até a concessionária. O carro está parado há 18 dias, aguardando peças e sem uma previsão de entrega por parte da GM."
Marcelo César Gonçalves (e-mail)
Resposta
A General Motors informou que a peça necessária para o reparo no carro do cliente foi despachada à revenda no dia 7 de julho.

Em contato com o leitor, a Folha foi informada de que o carro continua com ruído na suspensão.

* "Comprei um Mondeo CLX, em 95. Com exatos 42.669 km, o carro apresentou superaquecimento no motor. Na revenda Vila Nova, constataram danos no motor, que a montadora prometeu trocar. Na semana passada, fui informado de que a montadora havia mudado de posição."
Lacy Wanderley Egidio Romão (Volta Redonda, RJ)
Resposta
A Ford informou que foram constatadas irregularidades no motor não relacionadas à qualidade do produto. A Ford diz que, assim, fica impossibilitada de atender o cliente na garantia.

Em contato com o leitor, a Folha foi informada de que o carro está na revenda há três meses. Segundo Romão, existe uma jurisprudência no Procon e um documento da montadora que diz que a garantia de fábrica é de 50.000 km, ou dois anos. Romão diz que um técnico da revenda lhe disse que o problema foi originado por uma falha de um componente.

* "Fiz o cadastramento no sistema Fiat On-Line, na concessionária Baveima, no dia 6 de abril. O prazo máximo de entrega, que expirou em 15 de junho, era de 69 dias. Durante o período, a revenda informava que o carro deveria chegar na 'semana seguinte'. O atraso, disseram-me, ocorria pela falta de componentes do ar-condicionado. Gostaria de saber o que está acontecendo."
Amarildo de Oliveira Barros (e-mail)
Resposta
A Fiat disse que, no dia 27 de junho, confirmou com o cliente a entrega de seu veículo.

O leitor confirmou a informação da montadora.

Cartas devem ser enviadas à Folha (Redação - Veículos), al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01202-900, Campos Elíseos, São Paulo, SP, ou e-mail veiculos@uol.com.br. Coloque nome completo, endereço e telefone para verificarmos se o problema foi resolvido. As cartas só serão respondidas nesta seção.

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